O Juiz Substituto da 1ª. Vara Cível Especial de Linhares, Bruno Fritoli de Almeida, determinou na tarde desta quinta-feira (18) que uma rede de supermercados de Linhares pague a um idoso, de 64 anos, do bairro Palmital, uma cirurgia de até R$ 31,5 mil no Hospital Rio Doce. A decisão aconteceu em decorrência da queda do idoso na filial do estabelecimento, no bairro Novo Horizonte, quando ele fraturou o pé e o joelho direitos. O não cumprimento da decisão, que também prevê a remoção do idoso do corredor do HGL para a unidade hospitalar, equivale a R$ 500 de multa diária com limite de R$ 30 mil.
A tarde de compras, na verdade, virou um drama na vida do idoso que está desempregado. Ele estava no supermercado na última terça-feira (16), por volta das 15h30min, quando escorregou, caiu e fraturou gravemente o pé e o joelho direitos. O motivo do escorregão: o piso molhado e não sinalizado pelo supermercado, informou o advogado da vítima Carlos Alberto Correa.
"O refrigerador estava com defeito e não conseguiu vedar a saída de água. O supermercado, inclusive, colocou um pano embaixo do equipamento para tentar evitar que a água corresse pelo piso, mas, não resolveu”, explicou o advogado. As principais vítimas do problema no refrigerador são os idosos e pessoas com excesso de peso, aponta Carlos Alberto.
O advogado informou ainda que um colaborador do supermercado, que não quis ser identificado, confirmou que há muito tempo o equipamento estava com defeito e muitos consumidores já caíram no mesmo local do incidente. A cirurgia da vítima foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 6 horas.
No corredor do HGL
A vítima do acidente foi socorrida pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, que foram acionados por funcionários do supermercado. O laudo dos bombeiros militares diz que o idoso se queixava de fortes dores na perna direita. Ele foi imobilizado e levado para o Hospital Geral de Linhares onde foi inicialmente atendido pelo médico plantonista.
Depois que foi deixado no hospital, o advogado da vítima, garante que nenhum contato, e qualquer amparo ou socorro ao consumidor foram prestados pelo supermercado. Um funcionário disse para a filha do idoso que este era um procedimento padrão da rede de supermercados.
Após passar pela avaliação do médico especialista em ortopedia foi apontada a necessidade de uma cirurgia, mas, devido à falta de leitos e disponibilidade no centro cirúrgico para atendimento do paciente no HGL, o idoso foi colocado numa maca no corredor do hospital. (ver documentos em anexo).
"O grande problema se encontra na falta de previsão de quando meu cliente seria submetido ao procedimento médico necessário no HGL, pois conforme informado a ele e aos seus familiares, que estão pessimamente acomodados no hospital, não há previsão para atendimento nesta semana”, destacou Carlos Alberto.
O que diz a rede de supermercados
O Site de Linhares procurou a Assessoria de Imprensa da rede de supermercados, mas, até o fechamento desta matéria nenhum retorno foi dado a nossa equipe de reportagem. O Site de Linhares está à disposição do estabelecimento para todo e qualquer esclarecimento sobre o assunto.
O que diz a direção do HGL
Nós também procuramos a Prefeitura de Linhares para um posicionamento da direção do Hospital Geral de Linhares sobre o fato do idoso ter sido acomodado no corredor da unidade hospitalar sem previsão de leito para a cirurgia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o paciente foi atendido, medicado e realizou os exames que indicaram a cirurgia.
Mas, de acordo com a Semsa, mensalmente, o Hospital Geral faz 20 mil atendimentos de urgência e emergência, além 180 cirurgias. Os serviços são oferecidos a pacientes de Linhares, de municípios da região Norte e também de outros estados, como a Bahia. E devido a demanda no hospital, o paciente em questão aguardava vaga na UTI para receber o procedimento.
As fotos são do advogado da vítima, Carlos Alberto Correa.