Justiça determina a soltura de 28 menores infratores do Iases em Linhares

Medida do STF tem como objetivo evitar a superlotação da unidade de internação. Apenas adolescentes infratores que cometeram atos sem gravidade vão ser liberados.

Justiça determina a soltura de 28 menores infratores do Iases em Linhares
Vinte e oito menores infratores internados no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) de Linhares, devem ganhar a liberdade nos próximos dias. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF) e visa evitar a superlotação da unidade. Apenas adolescentes infratores que cometeram atos sem gravidade vão ser contemplados com a soltura. Na maioria dos casos, os menores se envolveram com tráfico de drogas sem uso de armas. Os outros quatro casos foram de furto.

Em setembro do ano passado, após uma primeira determinação da Justiça, 120 adolescentes internos já haviam sido liberados da unidade de Linhares também por causa da superlotação. Atualmente, das 13 unidades do Iases existentes no Espírito Santo, 9 estão superlotadas. Cerca de 850 menores estão apreendidos, sendo que a quantidade máxima de vagas é de 760.

Em nota, o Iases respondeu que existe a previsão de que sejam construídas 7 novas unidades no estado. O órgão não revelou prazos de início ou conclusão das obras.
 
Fonte: G1/ES.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA