Irmãos de Linhares com doença crônica receberam rins de um mesmo doador

Transplante nos dois foi possível diante da compatibilidade com o doador

Irmãos de Linhares com doença crônica receberam rins de um mesmo doador
Acometidos por uma doença renal crônica, causada por questão genética, os irmãos Luciano e Adriano Chagas Silvério, do bairro Movelar, em Linhares, receberam uma excelente notícia nesta semana. Após anos de espera, os dois receberam um transplante de rins de um mesmo doador. O transplante nos dois foi possível diante da compatibilidade com o doador. Eles foram transplantados ao mesmo tempo, na tarde desta quinta-feira (16), no Hospital Evangélico de Vila Velha.

O pai e a avó de Luciano e Adriano também foram pacientes renais crônicos. O pai também fazia hemodiálise no Hospital Evangélico, e passou pelo mesmo procedimento.  Adriano, de 32 anos, apesar de mais novo do que Luciano, descobriu a doença antes, há 12 anos. Ele chegou a ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 17 dias.

"Na época eu tinha 19 anos, era muito jovem e minha vida mudou muito por causa da hemodiálise. Eu jogava futebol e tinha uma rotina de atleta, agora não faço mais isso. Assim que eu iniciei a hemodiálise o médico me encaminhou para a fila do transplante. Estou aguardando há 12 anos”, contou.

Luciano, de 33 anos, descobriu o rim parado (e a necessidade de hemodiálise) há sete anos. Desde então, foi obrigado a deixar de trabalhar. "Eu estava vindo para uma consulta do Hospital Evangélico de Vila Velha. No meio do caminho recebi a ligação. Não estava esperando, tomei um choque. A moça falou que tinha um rim disponível para mim e para o meu irmão. Perguntou se eu podia entrar em contato com ele, eu disse que sim, lógico. Aí eu dei meia volta na hora e voltei para buscar ele. Foi maravilhoso, era a melhor notícia que eu poderia ter dado a ele, que já estava aguardando há mais tempo que eu”, afirmou Luciano.

Sobre o procedimento cirúrgico, Adriano comemorou que o transplante chegou para os dois irmãos e contou que, caso houvesse apenas um rim, eles iriam "decidir na hora” quem receberia o órgão.

"Jamais imaginei receber a doação junto com o meu irmão. Eu me sinto muito feliz por ter acontecido dessa forma. Nós vamos sair desse sofrimento juntos, porque a hemodiálise causa um transtorno. Agora vamos ter uma vida melhor”, afirmou Adriano.

Adriano e Luciano deram entrada no Centro Cirúrgico do Hospital Evangélico para o transplante na tarde desta quinta-feira (16) e já passaram pelo procedimento. 
 
Fonte: Tribuna Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA