Interior de Linhares recebe caminhão da saúde para diagnóstico de câncer de pele e da boca

O caminhão visitará São Rafael, Córrego Farias e Rio Quartel, com atendimentos que começam às 9 horas

Interior de Linhares recebe caminhão da saúde para diagnóstico de câncer de pele e da boca

Regiões do interior de Linhares irão receber neste fim de semana um caminhão itinerante que leva educação em saúde e que conta com profissionais que realizam atendimentos que diagnosticam câncer de pele e da boca. A ação será realizada por meio de uma parceria entre o Grupo de Apoio Permanente (Grape), do Programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer da Boca e de Pele da Secretaria Municipal de Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Laboratório La Roche-Posay.

Linhares será a única cidade do Espírito Santo a receber o projeto. As atividades começam nesta sexta-feira (26) em São Rafael, das 9h às 14h30. No sábado (27), será a vez da comunidade do Farias receber o caminhão no mesmo horário. Já no domingo (28), os profissionais visitam o Rio Quartel, das 9h às 14h30. Essas regiões foram escolhidas de porque, em Linhares, é na zona rural que há maior incidência desses tipos de câncer.

Durante a programação haverá ações de educação em saúde sobre câncer de pele e da boca. O objetivo é levar informações à população em geral, em especial, para pacientes e seus familiares, por meio de palestras educativas ministradas por equipes voluntárias de dermatologistas da SBD, dentistas que atuam em Linhares, e coordenadores locais dos Grupos Permanentes de Apoio (Grape).

Em Linhares, 400 pessoas são atendidas em programa

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer no Brasil e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. Para tentar prevenir novos casos e também tratar pacientes com câncer de pele e de boca, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares oferece à população o Programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer da Boca e de Pele. Por mês, 400 pessoas são atendidas no Centro de Saúde de Linhares, no bairro Araçá.

O cirurgião-dentista, Itamar Francisco Teixeira, responsável pelo acompanhamento de pacientes com câncer da boca, disse que é a incidência de radiação solar em Linhares é alta durante a maior parte do ano. "Associado a isso, a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada e a prevalência de hábitos como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas tornam os cânceres de boca e de pele prioridade nas ações de prevenção em saúde pública", esclareceu.

A coordenadora do Programa, a dermatologista Elisabeth Lima Barboza, diz que as pessoas com algum sintoma dessas doenças devem primeiro procurar sua unidade de saúde. "O primeiro passo para ser atendido no Programa de Câncer de Pele e da Boca é buscar a unidade de saúde. Lá, o paciente será encaminhado para o Centro de Saúde. No programa fazemos desde orientação da forma correta do uso do protetor solar, até o encaminhamento para cirurgias mais complexas, quando necessário", concluiu.

Além de toda parte clínica do tratamento, o Programa também oferece acompanhamento psicológico e de reabilitação da fala e mastigação através do Grupo de Apoio Permanente (Grape). A equipe multidisciplinar é composta por dermatologista, psicóloga, odontólogo, fonoaudiólogo e técnicas de enfermagem.

O grupo de apoio se reúne uma vez por mês com pacientes do programa e tem como foco o comprometimento com a qualidade de vida e autoestima. "A doença crônica traz para a vida do paciente uma série de transformações, o que acarreta dificuldade de aceitação e adaptação à sua nova condição. Entendemos que a intervenção psicoemocional e o trabalho de grupo sejam coadjuvantes importantes no tratamento", explicou o cirurgião-dentista, Itamar Francisco Teixeira, responsável pelo acompanhamento de pacientes com câncer da boca.

A aposentada Lenira Wagner de Souza, de 60 anos, há oito anos com câncer de pele, faz tratamento no programa desde quando descobriu a doença, e sabe bem da importância, tanto do programa quanto do grupo de apoio. "Descobrir o câncer não foi fácil, e o acompanhamento com a psicóloga tem feito toda diferença no meu tratamento, evitando até mesmo uma depressão. Além desse apoio tenho tudo de graça, consultas, tratamentos e medicamentos", disse.
Programação:

Sexta-feira (26)

São Rafael
Horário: 9h às 14h30
Endereço: Rua Leocimon, São Rafael

Sábado (27)


Farias
Horário: 9h às 14h30
Endereço: Rua Principal

Domingo (28)


Rio Quartel
Horário: 9h às 14h30
Endereço: Rua Virgínia Furtado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA