Incêndio em área de turfa atinge propriedade da Petrobras e fazendas na região de Cacimbas

A Petrobras afirmou que o fogo não afetou as operações na base de Cacimbas e que não foi necessário esvaziar o local.

Incêndio em área de turfa atinge propriedade da Petrobras e fazendas na região de Cacimbas
Um incêndio em área de turfa destrói um pasto na região de Cacimbas. O fogo, que começou na tarde da última segunda-feira (17), invadiu uma área da Petrobras e de fazendas vizinhas. A fumaça pode ser vista na estrada que sai de Linhares em direção ao balneário Pontal do Ipiranga. A Petrobras afirmou que o fogo não afetou as operações na base de Cacimbas e que não foi necessário esvaziar o local. Brigadistas da empresa auxiliam os bombeiros no controle do incêndio.

Escavadeiras são utilizadas para fazer aceiros, que são espaços cavados para impedir que o fogo se propague para áreas de vegetação. Com isso, o fogo está restrito em uma área específica, mas ainda não se sabe a proporção do incêndio, já que por conta da turfa, ele pode aparecer em outros locais."Incêndio em área de Turfa é muito complexo porque a gente combate o fogo, mas ele segue queimando debaixo da terra pelas raízes. Então ele pode surgir inesperadamente em outra área atrás do aceiro”, explicou o sargento Botelho do Corpo dos Bombeiros.

O sargento acredita que o fogo deve ter começado por ação humana. "As vezes alguém foi queimar uma pequena área ou objeto e com isso alguma centelha deve ter acendido uma palha seca e causou o fogo dentro da turfa”, disse o sargento. Para evitar esse tipo de situação, o tenente André Marinho explicou que queimadas são proibidas nesse período do ano e devem ser evitadas. "Só estão autorizadas para cana-de-açúcar e lavouras com pragas. Também devemos tomar cuidado com guimba de cigarro e vidros”.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA