Idosa cai da maca no HGL, sofre fratura no fêmur e morre depois de ficar no corredor do hospital

Flora Nascimento aguardava um leito para fazer endoscopia quando caiu da maca

Idosa cai da maca no HGL, sofre fratura no fêmur e morre depois de ficar no corredor do hospital
A família da senhora Flora Nascimento Silva está inconsolável. Ela morreu na madrugada desta quarta-feira (04) no Hospital Rio Doce depois ficar dois dias em peregrinação nos corredores do Hospital Geral de Linhares para fazer uma endoscopia. Neste tempo ela caiu de uma maca e quebrou o fêmur. 

A declaração de óbito da idosa afirma que uma das causas da morte foi a fratura no fêmur e ainda identifica o local da lesão: os corredores do HGL. A Prefeitura de Linhares ainda não se manifestou sobre o assunto. Dona Flora foi sepultada na tarde desta quarta-feira (04) no cemitério do bairro Planalto.

Maca não tinha "guarda-corpo”

A idosa chegou ao hospital na tarde da última terça-feira, dia 24 de fevereiro, mas, de acordo com os familiares, por falta de leitos, foi acomodada numa maca no corredor do HGL. Ela sentia fortes dores no estômago. Dona Hilda recebeu a notícia do médico de que o aparelho para fazer endoscopia estava quebrado. Ela então solicitou uma requisição para fazer o exame numa clínica particular. O documento foi entregue, mas, a idosa não recebeu alta. Passaria a noite no HGL. 

Durante a madrugada pediu para ir ao banheiro e foi levada pela filha.  A maca, de acordo Ilda não tinha o guarda-corpo. Ao retornar do banheiro foi acomodada novamente. Foi aí que a idosa caiu e fraturou o fêmur. A idosa não recebeu socorro imediato. E uma enfermeira do hospital ajudou a acomodar, novamente, a idosa na maca. "Minha mãe foi ser atendida às 9 horas da manhã. Gemeu a noite inteira de dor”, disse.

"Não conta que ela quebrou o fêmur no HGL”

Dona Flora foi levada numa ambulância da Prefeitura para o Hospital Unimed, no bairro Colina, para um raio-x. Ao terminar o exame o enfermeiro deu a notícia da fratura à filha e pediu que a mesma não contasse que mãe havia fraturado o fêmur no Hospital Geral de Linhares.

No caminho de volta ao HGL, mais uma vez, a enfermeira e o motorista fizeram o mesmo pedido. "Não conte que ela fraturou no HGL. Em último caso, se ela não tiver o socorro imediato, aí sim, a senhora vai atrás dos seus direitos”, teria dito a enfermeira para Dona Ilda.

Ao chegarem ao HGL novamente Flora foi acomodada numa maca. Mas, a filha conseguiu avistar uma cama vaga e pediu que a mãe fosse colocada lá. O pedido foi atendido. E aí começou uma nova luta para conseguir dar banho na mãe. "Minha mãe estava fedendo, toda suja”, disse. Ela foi atrás de baldes, mas, foram negados. 

Dona Ilda ameaçou chamar uma emissora de televisão caso não fosse dado banho na mãe dela. Em questão de cinco minutos o pedido dela foi atendido. Em todo este tempo a idosa não recebeu a visita de nenhum ortopedista e nem teve a perna engessada. "Vocês não irão engessar a perna da minha mãe?”, perguntou a filha. Neste momento ela teve a resposta: ela irá passar por uma cirurgia.

Mas, na madrugada de sexta para sábado Dona Flora começou a passar mal e o médico perguntou se ela já havia sofrido algum AVC – Acidente Vascular Cerebral. "Não”. Ela foi encaminhada ao Hospital Rio Doce, de onde foi levada para a emergência e em seguida para a UTI. "Minha mãe saiu de lá morta”, disse a filha.

Declaração de Óbito

A Declaração de Óbito foi entregue à família na tarde desta terça-feira (04). Entre as causas da morte está a fratura no fêmur. No documento também está escrito o local onde o acidente aconteceu: no Hospital Geral de Linhares. A declaração foi assinada pelo médico Marcelo Resende Sette.

O que diz a Prefeitura de Linhares

Procurada pelo Site de Linhares, a Prefeitura de Linhares se manifestou por meio de Nota. Disse que a direção do Hospital Geral informou que, de acordo com as informações disponíveis no prontuário da paciente, não é possível afirmar que a causa da morte dela tenha relação com a fratura do fêmur.
 
Mas, de acordo com a Declaração de Óbito fornecida pela família da idosa, uma das causas da morte foi a fratura do fêmur. A direção disse ainda que o hospital aguardava, na noite desta quarta-feira (04) o laudo do Serviço Médico Legal (SML) para saber a causa real da morte.ainda não se manifestou sobre o assunto.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA