Hospital realiza primeiro parto humanizado de gêmeos de Linhares

Há seis meses o hospital oferece o serviço de parto humanizado.

Hospital realiza primeiro parto humanizado de gêmeos de Linhares

Antes mesmo de engravidar a doceira Jhully Santos Inácio Martins, 22 anos, já sabia que queria passar pela experiência do parto normal, ideia essa que não mudou mesmo quando descobriu que estava grávida de gêmeas. Jhully não só realizou seu desejo como entrou para história da maternidade do Hospital Rio Doce como o primeiro parto humanizado, gemelar, feito na banheira. Maria Vitória, 2.629g e Maria Cecília, 2.440g, nasceram no último dia 10 de setembro, com diferença de 40 minutos uma da outra.

 

"O parto normal é cercado de um medo e um tabu muito grande, mas eu sempre pensei que o dia que engravidasse queria parto normal, e o fato de serem dois bebês não me fez ter medo, nem mudar de ideia”, explica Jhully. O parto durou 3h e meia e foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos ginecologista e pediatra, enfermeiras obstétricas e doula, além do pai das crianças que esteve com a mãe durante todo tempo.

 

Dra Bárbara de Castro Alves, médica ginecologista que assistiu o parto, explica que Jhully já chegou ao hospital com todas as informações sobre o parto normal, o que facilitou bastante no decorrer de todo processo. "Parir é um processo natural, sem dúvida, a paciente que conhece as etapas do trabalho de parto se sente mais tranquila e menos insegura, ajudando bastante na evolução para o parto. Ela já chegou em estágio avançado de trabalho de parto e passou por métodos não medicamentosos de alívio da dor, como uso de  banheira e massagens, o que fez com que ficasse mais relaxada e tranquila para o nascimento das crianças”, comenta Dra Bárbara.  
A médica destaca ainda que "as bebês nasceram em um ambiente calmo e agradável, com uma música de fundo, o marido ao lado, dando todo apoio necessário. Foi um momento especial que ficará marcado na vida não só da paciente, como de toda a equipe”, finaliza.   

Parto humanizado é oferecido no HRD há 6 meses

 

Com quase 50 anos de tradição maternidade SUS do Hospital Rio Doce, referencia para Linhares, Rio Bananal e Sooretama, implantou há seis meses o serviço de parto humanizado. Idealizado pelas médicas ginecologistas Dra Karen Fuscaldi, Dra Maria Madalena Chaves Duarte e Dra Bárbara de Castro Alves, o projeto é oferecido nas redes privadas, SUS, e por meio de convênios.

 

A iniciativa de implantar o parto humanizado no Hospital Rio Doce, segundo Dra Madalena, veio da necessidade de oferecer as mulheres um parto mais respeitoso e tranquilo. "Nosso objetivo é proporcionar um trabalho de parto o mais facilitado e tranquilo possível, respeitando a individualidade de cada mulher, trazendo o acompanhante, trazendo a doula, para que o parto seja o mais natural possível”, destaca a médica.

A especialista lembra que "o parto humanizado tem ainda o intuito de diminuir o número de cesáreas que hoje representam 55% dos partos no Brasil”. As salas de parto humanizado são equipadas com bola de Pilates, cavalo, banqueta de parto, barra e tecido de ioga. Uma das salas conta ainda com banheira com água morna.

Dra Karen explica que o termo parto humanizado veio para resgatar o parto fisiológico, natural, no qual a mulher é o centro das atenções. "No parto humanizado os protagonistas são a gestante e o filho que está para nascer, significa realizar o mínimo de intervenções, a equipe de assistência apenas dá suporte para que o nascimento aconteça com segurança e tranquilidade”, salienta a médica. Dra Karen lembra, porém, que para isso "é preciso que gestante e bebê estejam bem e saudáveis”.

Sobre as vantagens desse tipo de parto, Dra Karen diz que são inúmeras.  "O parto, acontecendo de forma natural sem intervenções desnecessárias, facilita o restabelecimento da mãe, diminuindo o tempo de internação hospitalar, e os riscos de complicações para os bebês são menores. Além disso, o nascimento acontece de forma mais tranquila e a amamentação se estabelece ainda na sala de parto, promovendo o vínculo precoce entre mãe e filho, tão importante nesse começo de vida”.

"Amigas da Maternidade” doam equipamentos para parto humanizado nas salas de parto do SUS

 

Os equipamentos que auxiliam no processo do parto humanizado à disposição das gestantes nas duas salas de parto da maternidade SUS do Hospital Rio Doce foram doados pelo grupo de voluntárias "Amigas da Maternidade”. A Presidente do grupo Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, explica que a iniciativa de doar os equipamentos faz parte do projeto de humanização da maternidade SUS do hospital. "É importante que a estrutura hospitalar favoreça o conforto da gestante e seu acompanhante durante o trabalho de parto, e esse é o nosso objetivo, incentivar e oferecer a essas mães um local adequado, equipado para o momento do parto”, pontual Carolina.

Além dos itens das salas de parto o grupo também fez doação de kit completo de enxoval para os leitos da maternidade, reformou e humanizou a UTIN, e adquiriu um boiler para aquecimento de água dos chuveiros por meio de energia solar.








COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA