Hospital Geral de Linhares poderá virar uma autarquia, revela o secretário de Saúde

A declaração foi feita durante reunião do prefeito Nozinho Correa com o presidente do Simes, Otto Baptista

Hospital Geral de Linhares poderá virar uma autarquia, revela o secretário de Saúde

"Estamos vendo diversas alternativas para melhorar a qualidade do atendimento no Hospital Geral, mas em nenhuma delas está a terceirização da unidade. Pensamos em transformar o Hospital em uma autarquia, para que tenha um sistema de administração próprio, mas sem que deixe de estar subordinado ao município", explicou José Roberto Macedo Fontes.

A afirmação foi de Fontes no encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia 19, com o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (SIMES), Otto Fernando Baptista. De acordo com a Prefeitura de Linhares a iniciativa foi elogiada pelo Presidente do Simes, que elogiou a forma como a administração "Respeito a Todos” vem trabalhando o diálogo junto à categoria médica. Mas, Otto alfinetou quando disse que esta teria sido a primeira vez que os representantes do Sindicato estavam sendo recebidos diretamente pelo prefeito Nozinho Correa.

"Somos contra a terceirização do hospital, mas uma autarquia seria uma ótima saída. Parabenizo essa gestão e aproveito para dizer que foi a primeira vez que nossa categoria foi recebida diretamente pelo prefeito da cidade. Em gestões anteriores sempre éramos recebidos por assessores, sindicatos, diretores de unidades, mas nunca pelo prefeito. Isso mostra que o atual gestor está comprometido em ouvir nossas propostas e sendo ele o chefe do Executivo, é dele a última palavra", revelou Otto Baptista.

A reunião foi marcada após o Sindicato declarar que Nozinho Correa ignorava a classe médica de Linhares. Na reunião foram discutidos ainda temas ligados à saúde do município e melhorias para a categoria.  Também participaram do encontro demais membros do sindicato, do Conselho Municipal de Saúde, e também o subsecretário de Saúde, Márcio Coração, e demais autoridades políticas, que não foram citadas pela Prefeitura.

Plano de Cargos e Carreiras

Na pauta do sindicato estava: a situação dos médicos no Hospital Geral (HG); situação dos profissionais que atuam na atenção básica Saúde da Família; as condições de trabalho dos médicos; o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos; a contribuição anual sindical do médico e; a remuneração dos médicos em relação ao piso da Federação Nacional dos Médicos. O município exibiu fotos das recentes melhorias que foram feitas no Hospital Geral e também o percentual de investimentos que é aplicado hoje na saúde de Linhares.

O prefeito de Linhares, Nozinho Correa, se comprometeu em estudar cada caso, sendo que algumas demandas, como o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos será analisado junto com a presença do sindicado, bem como a remuneração dos médicos. Em relação à contribuição sindical ser destinada diretamente ao sindicato dos médicos (e não dos servidores) também foi uma garantia de Nozinho.

"Nosso papel é dialogar com a comunidade e com os profissionais de cada categoria. No meu governo vamos tomar todas as decisões ouvindo sempre aquele que é o nosso principal usuário, que é o povo. Trabalhando com transparência e com o diálogo, vamos errar muito menos", prometeu.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA