Mãe aciona Polícia no Hospital Geral; e diretor orienta mãe a levar criança para fazer nebulização

Mesmo tendo inaugurado as obras de manutenção, os problemas no Hospital Geral continuam.

Mãe aciona Polícia no Hospital Geral; e diretor orienta mãe a levar criança para fazer nebulização
O prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, inaugurou com pompa e circunstância a manutenção do Hospital Geral no último fim de semana. O secretário de Saúde, Arikerne Tonini, disse no dia em que foi apresentado que a partir do 01 de julho pediatra não seria mais problema na unidade hospitalar. Garantiu atendimento de segunda a segunda. Mas, a falta de pediatras no Hospital está longe de ter um final feliz para quem mais precisa de atendimento: o cidadão. 

No sábado, no auge do desespero, uma das mães que aguardava atendimento acionou uma viatura da Polícia Militar ao hospital para registrar um Boletim de Ocorrência. Ela alegou que estava sendo vítima de omissão de socorro. Ela chegou cedo ao hospital e aguardou por horas até ter a resposta de que não havia pediatras para atender a população. "Isso é uma vergonha para uma cidade do tamanho de Linhares”, disse.

 Neste fim de semana, a recepção da unidade estava lotada e, a cada momento, mais pacientes chegavam ao local em busca de atendimento. Segundo funcionários do hospital, um pediatra estava escalado para o plantão do final de semana, mas o profissional não se apresentou nem justificou a ausência. O problema continua na manhã desta segunda-feira (25). A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que não mede esforços para tentar solucionar o problema.

Uma família que mora no distrito de Farias, no município, viajou 18 quilômetros para chegar ao hospital com duas crianças e não recebeu atendimento. "Agora, eu volto lá para a roça, com duas crianças, mais as mães que não dormiram, com febre, com suspeita de pneumonia. E aí? Se meus netos morrem, quem é que vai pagar?”, indagou uma mulher que aguardava no local.

Marilda Moreira ficou na porta do hospital, com a filha de seis anos no colo, por mais de quatro horas, na esperança de a menina ser atendida. "Desde as 7h eu estou aqui. Avisaram que não vai ter pediatra hoje. Aí eu fico aqui, aguardando para ver”, falou a auxiliar de limpeza.

De acordo com os funcionários do hospital, o coordenador e o diretor da unidade não estavam presentes no Hospital Geral no fim de semana. Três clínicos gerais estavam no hospital, mas um era responsável por fazer as medicações e os outros dois só por atender adultos.


Diretor orienta mãe a levar filha em Unidade. E disse que caso dela era nebulização

No sábado, o Diretor do Hospital Geral, Márcio Coração, foi abordado por uma mãe no corredor do Hospital Geral. Ela contou que estava no hospital desde às 7 horas da manhã e já eram mais de 17 horas e a filha ainda não havia recebido atendimento. Coração questionou qual seria o problema da criança e a mãe respondeu que ela tinha asma e estava com dificuldades de respiração.

Sem ao menos ver a menina o diretor do Hospital Geral deu as orientações a mãe ali mesmo no corredor: disse que era para fazer um teste e levar a criança até a Unidade de Saúde do bairro Araçá que fica a poucos metros dali, e que acreditava que o caso necessitasse de uma nebulização. "A Unidade fica aqui do lado, vai lá. Se não der certo volta aqui no hospital. Eu estarei aqui”, orientou.
 
O que diz a Prefeitura de Linhares

Nós entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Linhares e questionamos a ausência de pediatras no fim de semana e na manhã desta segunda-feira (25). Questionamos ainda a orientação dada pelo Diretor do HG, Márcio Coração, a uma das mães que aguardavam atendimento no sábado (23). Mas, até o fechamento desta matéria nenhum retorno foi dado.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA