H1N1: com estoque zerado, Prefeitura solicita doses extras de vacina ao Governo do ES

A expectativa do Governo do ES é que as 150 mil doses de vacinas compradas no Instituto Butantan, em São Paulo, chegue em 20 dias.

H1N1: com estoque zerado, Prefeitura solicita doses extras de vacina ao Governo do ES
A Prefeitura de Linhares solicitou doses extras de vacinha contra a gripe H1N1 à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que na semana passada anunciou a compra de 150 mil doses do Instituto Butantan de São Paulo. A expectativa é que a vacina contra a supergripe chegue ao Espírito Santo em 20 dias. As doses extras solicitadas pela Prefeitura irão abastecer as unidades de saúde do município que estão com o estoque zerado desde a última segunda-feira (22). 

De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde, o município recebeu 1200 doses da vacina e entregou em 33 postos de vacinação na manhã da última segunda. No final da tarde daquele mesmo dia, todas as vacinas já haviam sido aplicadas. A meta do Governo Federal é que os municípios atinjam 85% do público-alvo. Em Linhares, isso representa 27.853 pessoas. Os dados compilados no último dia 14 de maio indicavam que o município imunizou 24.000 pessoas. 

Na próxima semana, os registros dos 33 postos de vacinação serão contabilizados. A Prefeitura de Linhares alerta que a segunda dose deve ser aplicada em crianças após 30 dias da aplicação da primeira. Os grupos de risco que tem prioridade na aplicação da vacina são pessoas com 60 anos ou mais, grávidas a partir de 12 semanas, mães até 45 dias depois do parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde, população indígena e pessoas privadas de liberdade. 

Entre janeiro deste ano e 16 deste mês, o Espírito Santo recebeu 453 notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARA), segundo a Sesa. Desse total, 79 casos de H1N1 foram confirmados. Até o momento, 15 óbitos foram confirmados. 

Dicas
Medidas de prevenção
Mãos
Devem ser lavadas várias vezes ao dia, com água sabão.

Álcool em gel
Na higienização das mãos, é necessário passar e esfregar até secar.

Maçanetas e mesas
Devem ser limpas com álcool a 70% frequentemente.

Toque
Abraços, beijos e aperto de mãos devem ser evitados, pelo menos durante a epidemia.

Etiqueta da tosse
Na hora de tossir, deve-se usar um guardanapo descartável, usar o antebraço o mesmo o ombro, para evitar tossir sobre as pessoas.

Aglomeração
A dica é evitar locais com grande aglomeração, tais como festas e outros eventos.

Fique em casa
A pessoa com sintoma de qualquer doença contagiosa deve fazer o possível para não trabalhar ou estudar para evitar transmitir a doença.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA