Greve de servidores do INSS suspende serviços na agência de Linhares

O único serviço que está funcionando é a perícia médica previamente agendada.

Greve de servidores do INSS suspende serviços na agência de Linhares
Trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam na agência de Linhares decidiram nesta terça-feira (21) aderir à greve nacional da categoria. Foram afetados serviços como atendimentos agendados pelo 135, concessão de benefícios e atendimentos espontâneos. Apenas o serviço de perícia, previamente agendada, está funcionando. A paralisação é por tempo indeterminado.

A dona de casa Anilda Camilo Lopes, de 68 anos, moradora do bairro Interlagos, foi pega de surpresa pela greve. Ela deu entrada na aposentadoria no mês de janeiro e aguardou contato dos funcionários da agência. "Como não recebi ligação resolvi vir pessoalmente e encontrei o INSS fechado”, disse. Anilda voltou para casa sem atendimento e vai precisar aguardar o término da greve.

Reivindicações

Entre as diversas reivindicações dos trabalhadores federais, as principais são uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; reajuste linear de 27,3%; data-base em 1° de maio, paridade salarial entre ativos e aposentados, além de concurso público para repor o quadro funcional. "A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em quase 10%. Portanto, não há como aceitar essa proposta do governo que nem repõem a inflação. Com a greve vamos lutar e pressionar o governo por melhorias”, avaliou a diretora do Sindprev-ES, Marli Brigida.

A categoria também definiu a data para uma próxima assembleia para avaliar o movimento grevista. Será no dia 27 de julho, às 14h no auditório do INSS, em Vitória. A agência do INSS, em Linhares, funciona na Avenida Augusto Pestana, 1520, próximo a ponte do rio Pequeno.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA