Governo do ES oferece 2 mil vagas de estágio para mais de 60 cursos

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal de R$598,95, além de vale transporte

Governo do ES oferece 2 mil vagas de estágio para mais de 60 cursos
Começam nesta terça-feira (23) as inscrições para a nova edição do Programa Jovens Valores, do Governo do Estado. As oportunidades de estágio contemplam mais de 60 cursos de formação para estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. O cadastro deve ser feito pelo site http://www.jovensvalores.es.gov.br, até o dia 23 de maio. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal de R$598,95, além de vale transporte. São 2 mil vagas de estágio em secretarias, órgãos e autarquias do estado.

Em solenidade na segunda-feira (22), o governador Renato Casagrande e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, assinaram o edital para abertura das inscrições do Programa. Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade, estar matriculado e frequentando regularmente uma instituição de ensino e não possuir vínculo empregatício.

Os inscritos nesse período irão compor o banco principal de seleção. As oportunidades contemplam várias áreas, como Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia da Informação e outros. A seleção adota critérios socioeconômicos e prioriza beneficiários de programas do Governo Federal, estudantes residentes em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente e jovens que cumpriram ou cumprem medida socioeducativa.

Na avaliação do governador, os jovens podem dar uma grande contribuição para a administração pública. "Estamos ofertando vagas de estágio com recorte na área social para que possamos colaborar com famílias de maior risco social, onde estão mais vulneráveis e ao mesmo tempo essa juventude pode ajudar a gente a inovar. Se não inovarmos, a gente perde a razão de existir”, afirmou.

Em fala dirigida aos atuais participantes do programa, Casagrande ressaltou a necessidade de dar um passo adiante nas políticas públicas, como o fim do uso de papel na administração pública e a implantação de um laboratório de gestão para fomentar as ideais criativas. "Tudo isso cria um ambiente mais adequado para inovação na administração pública e também na sociedade capixaba. O mais importante é ter atitude. Quem está aqui já teve atitude em se inscrever, de correr atrás de uma vaga e atitude depois que se está no Governo, em alguma repartição, para que tome as medidas para fazer diferente, inovando. Pois isso garantirá um perfil que contribuirão para a melhoria da prestação de serviços e os farão melhores profissionais”.

A secretária Lenise Loureiro explicou que o Programa conta atualmente com 2 mil vagas de estágio, distribuídas entre os órgãos públicos estaduais em diferentes municípios capixabas. Segundo ela, a estimativa é de que mil vagas devem ser liberadas para novas contratações no decorrer deste ano. "É muito importante que os interessados na oportunidade se inscrevam no prazo estabelecido, pois o sistema de seleção dará prioridade a esses candidatos”, reforçou.

Novidades

Durante a solenidade, foram apresentadas algumas novidades para a Edição 2019 do Programa Jovens Valores. São elas:

- Reformulação da pontuação concedida ao público que participa de programas sociais.
- Mais oportunidade aos candidatos que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa.
- Inserção de pontuação destinada a jovens em acolhimento institucional.
- Elaboração de plano de capacitação para os estagiários, com foco na inovação.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA