Golpe do PIS pelo WhatsApp faz 116 mil vítimas em 1 dia

Hackers aproveitam época de pagamento do benefício para espalhar link malicioso que promete consulta do saldo a ser recebido

Golpe do PIS pelo WhatsApp faz 116 mil vítimas em 1 dia

Mais um golpe atingiu os usuários do WhatsApp. Aproveitando-se do início do pagamento dos recursos do PIS-Pasep, iniciado na última segunda-feira (18) em todo o País, hackers estão distribuindo links maliciosos que ofereceriam a possibilidade de verificar o saldo a ser recebido. Cerca de 116 mil pessoas foram atingidas em um período de apenas 24 horas, de acordo com informações do dfndr lab, do PSafe.

Além de mensagens no WhatsApp, a ameaça continua ganhando escala por meio de notificações enviadas para uma base de usuários que já caíram em golpes anteriores. Segundo o laboratório de cibersegurança, mais de 100 mil pessoas fazem parte da base que permitiu o envio do conteúdo malicioso.

A forma de disseminação é semelhante a outros golpes ocorridos em 2018. Ao clicar no link, os usuários são direcionados para uma página com um texto que, supostamente, seria da Caixa Econômica Federal, indicando a liberação do benefício.

Após algumas perguntas pessoais, como "Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?” ou "Você está registrado atualmente?”, a fraude incentiva o usuário a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp para, finalmente, finalizar o processo e realizar o saque do valor.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA