Garis comemoram o seu dia com muita alegria e amor à profissão para deixar a cidade limpa

Atualmente Linhares possui 500 profissionais garis que cuidam da limpeza da cidade garantindo mais qualidade de vida a população.

Garis comemoram o seu dia com muita alegria e amor à profissão para deixar a cidade limpa
Você não passa um dia sem o ver. Nas ruas, nos bairros, nas praças. Em toda a cidade, o gari garante a limpeza de Linhares. Nesse 16 de maio, Dia do Gari, os agentes de limpeza Layara Pereira e Cláudio Gonçalves falam sobre a profissão e o orgulho que eles sentem do seu trabalho.Vestidos em cores vibrantes, seja na coleta domiciliar ou na varrição das ruas, os agentes de limpeza não se queixam da intensa rotina. Atualmente Linhares possui 500 profissionais garis.

"Sou gari há 6 anos. Passei por muita coisa nessas ruas de Linhares, mas hoje sinto que nosso trabalho é mais valorizado. O cidadão nos enxerga com outros olhos. Crio meus dois filhos atuando na capina e na varrição e posso dizer que é uma experiência única servir a nossa cidade dessa maneira”, garantiu Layara, de 33 anos, e que é moradora do bairro Aviso.

"Nós planejamos, pesquisamos novas alternativas, mas sem o trabalho dos garis, nada disso tem sentido, nada disso sai do papel e se torna realidade. Esses agentes são indispensáveis para o desenvolvimento de Linhares. O agradecimento e reconhecimento não devem ser só no dia de hoje, tem que ser todos os dias. Já avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito e só faremos todos juntos. Separe o seu lixo de maneira correta e descarte em local regular”, defende o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos João Cléber Bianchi.

Para Cláudio Gonçalves, que trabalha como gari há 9 anos, a ajuda da população faz toda a diferença no resultado final. "Nosso trabalho é diário. E quando vemos que as ruas continuam limpas após a nossa passagem, ficamos com sorriso de canto a canto. Antes tinha muito preconceito com a gente, mas acho que a cada dia as pessoas nos valorizam mais e nos respeitam”, disse.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que um dos serviços mais bem avaliados de Linhares é a limpeza pública. Para ele, um trabalho difícil que, muitas vezes, não é devidamente reconhecido pela população.  "A profissão de gari é uma das mais importantes da cidade, pois o profissional atua diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores. São os profissionais da limpeza que mantêm a cidade num clima agradável. Eles são os nossos guardiões da limpeza. São eles que fazem da nossa linda cidade uma extensão da nossa casa", ressaltou.

O Dia do Gari

Apesar de popular, o termo gari ainda tem sua origem desconhecida. O nome é em homenagem a Pedro Aleixo Gary, um francês que assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império, em 1876, para a execução dos serviços de limpeza no Rio de Janeiro. A partir disso, quando havia a necessidade de limpeza em via pública, a população logo dizia: "chama a turma do Gary”.

O termo foi popularizado, inclusive na grafia. No Rio de Janeiro, a data foi oficialmente instituída por meio de uma lei estadual, em 1962. A homenagem aos profissionais foi fortalecida nacionalmente a partir do projeto de Lei 1347/2011, da Câmara dos Deputados, que instituiu o 16 de maio como o Dia Nacional do Gari.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA