Festa de Caboclo Bernardo movimenta Regência neste fim de semana com shows musicais e muito congo

A Prefeitura realiza o patrolamento das estradas e a unidade de saúde vai funcionar em regime de plantão para atender aos turistas e frequentadores.

Festa de Caboclo Bernardo movimenta Regência neste fim de semana com shows musicais e muito congo
A vila de Regência, no litoral de Linhares, vai ser ocupada com muita música, dança, cultura e história neste fim de semana. Entre sexta-feira (22) e domingo (24), acontece a tradicional festa de Caboclo Bernardo e o 28º Encontro das Bandas de Congo em Regência. O evento acontece desde 1930 e é uma homenagem para o herói Bernardo José dos Santos, que salvou 128 tripulantes de um navio que sofreu um naufrágio no mar de Regência, em 1887. Todos os anos a comunidade relembra o feito do caboclo. A Prefeitura de Linhares intensificou as ações de patrolamento da estrada de acesso ao balneário, criou um cronograma de plantão na unidade de Saúde local e vai reforçar a segurança da vila por meio da Guarda Civil Municipal.

A festa é promovida pela Associação dos Moradores de Regência,Associação Cultural Congo de Regência, e com o apoio da Prefeitura de Linhares,por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, eFundação Renova, por meio do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte eLazer da Fundação. A festa de Caboclo bernardo reúne expressões culturais egrupos folclóricos, fortalecendo a cultura local e gerando renda eoportunidades para a comunidade.

O secretário municipal de Cultura, Turismo,Esporte e Lazer, Ivan Salvador, destacou que a festa tem o objetivo dereestruturar e fomentar o turismo na região e manter a tradição da festa que érealizada há 88 anos em Regência. "Nosso propósito é reestruturar efomentar o turismo em toda a região. A festa se tornou, ao longo dos anos, umimportante evento cultural, com ampla programação de shows e músicasfolclóricas. Enquanto administração pública o objetivo é fortalecer a cadeiraprodutiva do turismo, agregando valores e gerando emprego e renda, além daimportância cultural e social que a festa de Caboclo Bernardo tem para ahistória do Município", explicou.

Este ano, o evento, que tem entrada gratuita, homenageará trêspersonalidades locais in memória, que contribuíram com a divulgação do congo ecom a realização da festa: Maria Barba C. Pelissari, "Tia Mariquinha", uma dasidealizadoras do Encontro de Grupos Folclóricos, e  Dona IldaPessanha, uma liderança do congo, do Valete de Ouro e da terceira idade. Um dospontos altos da festa será o desfile das bandasde congo que acontece no domingo (24) pela manhã. São mais de 20 bandas de todo o estado.

Patrolamento

Nestaquinta (21) e sexta-feira (22), a Prefeitura de Linhares, por meio dasecretaria de Obras e Serviços Urbanos intensifica o serviço de patrolamento narodovia ES-440 que liga o distrito de Bebedouro a Vila de Regência. O objetivoda ação é garantir mais conforto e segurança na mobilidade de todos que vão prestigiaro evento.

Saúde

A Unidade de Saúde de Povoação vai funcionar em regime deplantão para o atendimento de saúde da população. O atendimento começa às 19hda sexta-feira, 22, e se estendeaté às 17h do domingo, 24. Na unidade serárealizado atendimento dos casos ambulatoriais mais simples. Para os casos deurgência e emergência mais complexos serão realizados os primeiros socorros eos pacientes, que necessitarem desse atendimento, serão encaminhados para o HGL - Hospital Geral de Linhares. O plantão do final de semana contará com duasambulâncias a disposição dos participantes do evento.

Programação:

Sexta 22/6:

18h - Abertura do evento com o cortejo da Banda de Congo SãoBenedito de Regência e Banda de Congo Mirim da Escola.

18h30 - Culto Ecumênico ao Herói Caboclo Bernardo - Praça/busto.

19h - Sessão Solene da Câmara de Vereadores - homenagens e entregade Títulos e da Comenda Caboclo Bernardo.

20h - Abertura da tenda do artesanato com a apresentação das bandasde congos locais.

20h30 - Apresentação da peça teatral "Zé Grilo - O TrabalhadorBrasileiro Que Não Desiste Nunca"

21h - continuidade das bandas de congos locais.

22h - Show com a banda nacional Fogo na Coisa

0h - Show com a banda regional Comichão

SÁBADO 23/6:

9h - Torneio de futebol.

10h - Oficinas culturais (confecção de tambores de congo eganzás)

10h - Oficina de Pipas (distribuição de 300 pipas)

19h30 - Teatro "Auto do Caboclo Bernardo"

22h - Show com a banda regional Natividade

0h - Show com a banda nacional Casaca

DOMINGO 24/6:

8h30 - Encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Regência com arecepção dos grupos -cortejo até a Igreja Histórica. Café da manhã.

10h - Chegada do Enduro de Bicicletas.

11h - Início do almoço de confraternização.

12h - Chegada da Caminhada Caboclo Bernardo

13h - Reunião com os Mestres dos grupos.

13h30 - Início das apresentações individuais dos grupos na praça - busto do Caboclo Bernardo.

15h30 - Caminhada de despedida até a saída de Regência. 




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA