Feras: equipe do Sesi Linhares vai a Brasília representar o ES em competição de robótica

A Equipe Troia foi composta por Dayana Freitas Santos, Maria Eduarda Pereira, Isabele Zuqui de Souza, Caio Rui Chiabai, Estevan Calatrone e Marcelo Bianchi Jr.

Feras: equipe do Sesi Linhares vai a Brasília representar o ES em competição de robótica
O Torneio Regional de Robótica First® Lego® League (FLL®), realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, no Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória, classificou três equipes para a etapa nacional, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de março de 2017, em Brasília. A equipe Lego Side, do Sesi-ES de Maruípe, conquistou o 1º lugar geral, seguida das equipes Retry (2º lugar – Escola Monteiro Lobato – ES) e Troia (3º lugar – Sesi-ES de Linhares). Foram dois dias de disputa intensa nas categorias de "Mesa de Robô", "Design de Robô", "Projeto de Pesquisa" e Core Values (o espírito de equipe), dentro do tema da temporada 2016/2017 do Torneio FLL®, Animal Allies, que estimula a criação de soluções para o melhor convívio entre seres humanos e animais.

"O Torneio Regional de Robótica FLL® de 2016 teve uma emoção especial, pois as equipes do Sesi-ES tiveram um excelente desempenho. Foram oito troféus mais duas das três vagas para Brasília, incluindo o 1º geral”, comemora a gerente de Educação Básica do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), Josefina Prezentino. "Além dos excelentes resultados, o evento estava lindo e os trabalhos desenvolvidos por todos foram de alta qualidade, bem como a dedicação de todos os envolvidos, incluindo voluntários, docentes e diretores escolares”, completa Josefina.

A Equipe Troia, do Sesi de Linhares, foi composta pelos jovens Dayana Freitas Santos, Maria Eduarda Pereira, Isabele Zuqui de Souza, Caio Rui Chiabai, Estevan Calatrone e Marcelo Bianchi Jr. Para eles, a classificação em 3º lugar geral para a etapa nacional é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado desde temporadas passadas, com muitas lições aprendidas em suas participações anteriores no Torneio - eles também foram a Brasília na temporada 2015/2016.
 
"Os jovens da equipe Troia são alunos muito dedicados. Quando um desafio lhes é dado, eles vão em busca de todas as informações possíveis para executarem o melhor projeto de pesquisa, o melhor desempenho do robô e tudo o mais que envolve o Torneio FLL®”, atesta a professora de Robótica e Empreendedorismo e também técnica da equipe Troia, Rose Silva de Mello. "Já na participação da etapa nacional da temporada 2015/2016, no início deste ano, eles buscaram informações técnicas para o projeto da temporada atual. Sem dúvida, todo o esforço vem sendo recompensado”, completa Rose.
 
O projeto de pesquisa da equipe Troia também foi muito elogiado, pois visa a eliminar o problema do atropelamento de espécies nativas da região de Linhares nas rodovias locais, principalmente das onças, que infelizmente já fazem parte do grupo de animais em risco de extinção no Brasil. A busca pelas melhores soluções foi além da sala de aula, como explica a aluna Dayana Freitas Santos.
 
"Além da experiência obtida em Brasília no começo deste ano, nós fomos atrás de engenheiros civis no intuito de elaborarmos a melhor solução para o problema, visando à construção de pontes suspensas e túneis para os animais atravessarem a rodovia sem riscos. Isso é um dos grandes benefícios do Torneio FLL®: oferecer uma visão mais ampla sobre o mundo que nos cerca - além, é claro, dos robôs, do raciocínio lógico e do espírito de equipe”, afirma Dayana.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA