Feira de Ciências movimenta escolas da rede municipal de ensino

Os temas da feira passearam pela consciência ambiental à importância de economizar água.

Feira de Ciências movimenta escolas da rede municipal de ensino
Foi um verdadeiro passeio por experiências que vivenciaram a consciência ambiental e a importância de se economizar água. Estes foram os eixos temáticos que professores da rede municipal de ensino trabalharam com os estudantes durante a Feira de Ciências que movimentou todas as escolas de ensino fundamental da cidade na última sexta-feira (26). O encantamento foi geral. E o aprendizado também!

Quem visitou garante: os alunos estão com os olhos voltados para o futuro. E quem viu os trabalhos não tem dúvidas em afirmar. Todos estão de parabéns. Eles desenvolveram experimentos que foram desde a energia elétrica até o alerta da erosão causada pelo desmatamento. Tudo ali. Na prática. Com maquetes, fotografias e explicações convincentes de quem estudou para apresentar os trabalhos.

Um dos trabalhos que mais chamou a atenção dos visitantes foi o da reutilização da água que foi exposto na Escola Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio. Os alunos do 9º. ano criaram duas maquetes: uma a cópia fiel da escola e a outra, uma residência. Nas duas situações eles provaram que é possível reaproveitar a água usada pelos moradores em várias atividades do cotidiano e também armazenar água da chuva.

Maria Eduarda Barbosa é aluna desta turma e estava com tudo na ponta da língua. Mas, ela garante que não só na teoria. Ela também aplica tudo o que aprendeu durante os estudos para o experimento, em casa! Maria Eduarda disse que valeu a pena porque ela conheceu mais sobre o que é reaproveitamento. "Poderemos utilizar a água na horta e no jardim da escola. O trabalho foi bem legal porque aprendi algumas coisas que não sabia como funcionavam", explicou. 

De acordo com o professor Luiz Roberto Cunha, também estava bem satisfeito com o resultado dos trabalhos. O objetivo foi atingido. E a ideia de fazer com que os alunos se questionassem sobre a importância da água e, a partir daí, realizassem suas pesquisas, saiu como o planejado. "O objetivo é fazer que os alunos pesquisem alternativas para economizar água. Eles desenvolveram o projeto em 45 dias e o resultado está muito bom", destacou Luiz.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA