Famílias são obrigadas a abandonar casas por causa de barragem feita pela Samarco

A barragem foi construída em 2015 pela Samarco para evitar que as águas do Rio Doce atingidas pela lama de rejeitos atingissem também a Lagoa Juparanã.

Famílias são obrigadas a abandonar casas por causa de barragem feita pela Samarco
As famílias que moram perto da barragem do Rio Pequeno, em Linhares, foram obrigadas a saírem de suas casas mesmo sem vontade. Ao todo, 56 famílias têm até esta sexta-feira (21) para deixarem o local. A previsão é de que elas voltem somente em março de 2019. A barragem foi construída em 2015 pela Samarco para evitar que as águas do Rio Doce atingidas pela lama de rejeitos atingissem também a Lagoa Juparanã. Mas, com o bloqueio, surgiu outro problema: a água da lagoa não escoa e acontecem inundações na região. Uma obra foi feita para ampliar o tamanho da barragem e a abertura do canal está programada para este sábado (22). Dessa forma, o risco de inundação do Rio Pequeno cresce e por isso as famílias precisaram sair de casa.
 
Mudança e prejuízos
 
Os moradores já começaram a deixar o local na quinta-feira (20), mas o sentimento era de tristeza. O comércio local também calcula perdas. "Oito meninos que trabalham comigo, eu estou pensando o que eu vou fazer com o meu pescado. Tem muita coisa aqui dentro”, afirmou o pescador Jeneci "Bicudo”. A Fundação Renova, responsável pelos prejuízos causados pela mineradora Samarco, informou que vai ressarcir os comerciantes que tiverem prejuízo e também os fazendeiros que tiveram pastos alagados.
 
Aumento gradativo
 
A Fundação Renova explicou a retirada é uma medida de segurança, porque a cheia do rio será gradativa. "A gente sabe que com essa cota máxima o volume vai aumentar. Para garantir a segurança de todas as famílias ribeirinhas a gente está trabalhando com o processo de mobilização dessas famílias”, disse o gerente de território da Fundação Renova, Sérgio Kuroda.
 
A previsão é de que os moradores fiquem fora de casa até março de 2019. "A gente conversou com Defesa Civil, bombeiros, é que a gente mantenha essas famílias em total segurança até o final do período de chuvas”, completou.
 
Fonte: G1/ES
 







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA