Família de jovem de Rio Bananal faz campanha nas redes sociais para pagar exame contra o câncer

Marcela Sá de Almeida, de 23 anos, luta contra a doença e exame fundamental no tratamento ficou travado na secretaria estadual de Saúde.

Família de jovem de Rio Bananal faz campanha nas redes sociais para pagar exame contra o câncer
Marcela Sá de Almeida tem 26 anos, é de Rio Bananal, e tem uma fé inabalável. Ela luta contra um tipo raro de câncer desde 2003 e de lá para cá, vive na rotina entre o hospital e a sua residência. A família da jovem se mobilizou e lançou uma campanha nas redes sociais na semana passada para tentar conseguir um exame que é fundamental no tratamento de Marcela após um transplante de medula óssea: uma tomografia petscan. 

O exame é realizado por uma clínica na Grande Vitória, em parceria com o Governo do Espírito Santo, mas, ainda não foi feito. O motivo, de acordo com os familiares, é a falta de repasse de verba da Secretaria Estadual de Saúde a referida clínica. "Toda a luta da Marcela pode ser em vão por causa da negligência do Governo do Estado do Espírito Santo em reter a verba já liberada para a tomografia”, reforça Ludmila Vaz, irmã da jovem.

A preocupação da família, é que enquanto o exame não for realizado, o câncer de Marcela possa evoluir e a jovem não ter mais condições de lutar pela vida. Ludmila explicou que pela legislação, o Estado tem 180 dias para responder a ação impetrada pela família na Justiça. "Seis meses pode ser muito tarde. Estamos tentando arrecadar doações para a Marcela fazer essa tomografia”, explicou. 

As doações podem ser feitas no banco Caixa Econômica Federal. O número da agência é o 055, a Operação 013, e a conta poupança é a 037984-0. O contato para mais informações sobre como ajudar no tratamento da jovem é o 27 99862 4088.
 
Dieta. Marcela necessita de uma dieta específica durante o tratamento.
 
 
O Site de Linhares entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), e a informação é excelente. O exame da Marcela foi agendado para esta quarta-feira (29). 

Mesmo com o exame autorizado, as pessoas que quiserem contribuir a ajuda será bem vinda. A dieta da jovem pesa bastante no orçamento da família já que ela só pode consumir produtos industrializados: como sucos de caixa, por exemplo, além de água mineral. "Tudo que eu abro devo consumir na hora”, explica Marcela. Quem quiser fazer doações dos itens da dieta da Marcela também podem ligar para o telefone 27 99862 4088.

Sonho do Casamento

O câncer de Marcela foi descoberto em 2012 quando ela teve uma perda muito rápida de peso e sentiu fortes dores no peito e falta de ar. Ela foi hospitalizada em Rio Bananal e depois de várias internações e exames constatou-se um câncer no pulmão e tórax. A partir dali, Marcela iniciou a quimioterapia e uma busca incessante de força e fé para vencer a doença. Durante o tratamento a jovem precisou se mudar de Rio Bananal para Vitória. 

Quando Marcela se recuperava do tratamento, começou a sentir fortes dores de cabeça e vômitos. Após uma internação mais uma notícia triste para a família: um novo tumor no cerebelo. A jovem passou por mais uma cirurgia e não perdeu a fé. A família conta que os médicos ficaram impressionados com a recuperação de Marcela.  

Depois da cirurgia a jovem traçou uma nova meta em sua vida: o casamento com o jovem Washington Mulinari, conhecido como Ostin. Para arrecadar dinheiro para pagar as despesas do casório Marcela começou a trabalhar vendendo roupas. Mas, em 2015 a notícia de que o câncer no tórax havia voltado mais volumoso e agressivo.

"Eu nunca vi uma pessoa como Marcela. Ela não chorava, não reclamava, não lamentava. Ela só dizia vou vencer mais essa batalha, se Deus quiser”, conta a irmã. Marcela se submeteu então a um transplante de medula. Para a cirurgia ela assinou um termo onde assumia as possíveis sequelas da intervenção. A cirurgia parecia ter dado certo. Mas, parece que o transplante não funcionou em 100% e a doença persiste.

Mesmo assim, depois de 23 dias internada para o transplante Marcela volta ao antigo plano do casamento que havia sido interrompido. E acreditem: Marcela ainda faz provas para tirar a sua carteira de habilitação. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA