Estudantes de SP trocam festa de formatura por trabalho voluntário em Regência

Estudantes de Cotia, em São Paulo, fizeram projetos para ajudar vítimas da lama.

Estudantes de SP trocam festa de formatura por trabalho voluntário em Regência

Em vez de uma viagem tradicional de formatura, alunos de uma escola de São Paulo decidiram praticar o volunturismo, uma mistura de turismo e voluntariado. Eles chegam neste domingo (23) em Regência, no litoral de Linhares, para ajudar as pessoas atingidas pela lama da Samarco. Cerca de 50 adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio do Instituto Sidarta, em Cotia, São Paulo, vão ajudar os moradores de Regência com projetos que elaboraram a partir das necessidades da comunidade. Eles fazem parte do Projeto Andoriar. Parte da turma esteve no local para uma visita técnica em abril. Após conhecerem a região e conversarem com as lideranças, sentiram necessidade de desenvolver ações que resgatem a cultura local e que garantam às crianças o direito ao brincar.

 

Projeto

 

Em parceria com os moradores, eles definiram seis ações a serem realizadas de amanhã até 29 de outubro: a pintura da escola de Educação Infantil, a criação de um parque sensorial para os alunos da creche, a criação de dois parques de bambu, a revitalização da biblioteca comunitária – incluindo a criação de uma seção infantil, a criação de composteiras coletivas para os moradores e o desenvolvimento de um site "para divulgar artistas e vender artesanatos”.

 

Segundo a orientadora educacional Camila Niemeyer, desde abril os alunos têm duas aulas por semana para que pudessem desenvolver o projeto. "Após as portas se abrirem em Regência, conversamos com representantes de escolas, pescadores, associação de moradores. Os alunos estão envolvidos e felizes, estamos em contagem regressiva”.

 

Para que tudo isso se tornasse possível, era preciso arrecadar recursos. Dessa forma, surgiu a ideia de reverter os lucros de eventos da escola para o projeto. Outra forma de arrecadação foi a venda das camisetas com o logo do projeto Andoriar, confeccionadas em Regência.

 

Para a diretora da Escola de Educação Infantil CEIM Vila Regência, Sandra Mara Santos, a expectativa para a chegada dos alunos é grande. Haverá a pintura do local e a montagem de um parque sensorial. "A reforma veio numa hora boa, o parquinho é algo que a gente almejou e nunca tinha conseguido. Tudo isso foi possível após muita conversa, eles enxergarem as necessidades e realizarem as propostas”, afirma

 

As ações
Projeto Andoriar
23 a 29 outubro

Alunos vão trocar a viagem tradicional de formatura pelo volunturismo, mistura de turismo e voluntariado.

 

Regência
Objetivo

Eles vão à Regência para ajudar moradores afetados pela lama de rejeitos da Samarco.

 

Ações
Seis frentes

Pintura da escola de Educação Infantil, a criação de um parque sensorial, criação de dois parques de bambu, a revitalização da biblioteca comunitária, criação de composteiras coletivas e o desenvolvimento de um site.

Fonte: Gazeta Online.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA