Estudantes de escola do Interlagos encenam peça teatral contra a violência, drogas e prostituição

Eles encenaram a peça “O Jardim do Inimigo” que enfoca ainda os problemas de desestruturação familiar e desinteresse pelos estudos.

Estudantes de escola do Interlagos encenam peça teatral contra a violência, drogas e prostituição
A indústria das drogas em Linhares encontrou um adversário forte, que age sutilmente e cria raízes seguras pelo caminho alternativo da não violência: a arte. É nela, que estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Antonieta Banhos Fernandes”, no bairro Interlagos, criaram um grupo de teatro que desencadeou uma série de apresentações da peça "O Jardim do Inimigo”, que retrata um paralelo com o cotidiano e a vida real dos casos de violência, uso de drogas, prostituição, desestrutura familiar, desinteresses pelos estudos, falta de amor e de respeito entre as pessoas.

A peça foi encenada na última sexta-feira (28) no Centro Paroquial Bom Pastor, também no Interlagos, e levou para a plateia, estudantes, moradores, pais e familiares. Se as drogas têm o poder de disseminar uma série de desastres, do vício e desestruturação familiar à morte, a vontade dos alunos-atores em combatê-las já pode ser considerada um páreo duro. "A peça traz detalhes de como o jovem começa a usar as drogas, como é sua relação com o crack, o vício, quais os procedimentos para o uso, além de diversas temáticas como a prostituição, o desinteresse escolar e, principalmente, as consequências de tudo isso”, explica o diretor da unidade escolar, Delcimar Bayerl. 

Na verdade, a peça tem o objetivo de construir um diálogo junto às redes intersetoriais, com foco na prevenção do uso de álcool, crack e outras drogas, através de atividades recreativas, lúdicas e culturais que promovam uma reflexão a cerca de uma cidade saudável e promotora da vida. "Trabalhamos por uma cidade melhor em todos os aspectos, e o primeiro passo para isso é a prevenção e informação sobre as possibilidades de ajuda no combate ao uso das drogas e a importância do papel da família na vida do nosso aluno”, finalizou.

A peça

O teatro começa com vários indivíduos condenados em seus delitos, vivendo miseravelmente ante com seu acusador. Esses ficam perdidos e presos aos vis e o acusador começa a abordar os pecados cometidos como forma de enfraquecê-los mais. Nessa trama os indivíduos condenados querem encontrar um caminho que possa restaurar suas vidas e serem libertos do pecado e do mau. "Essa peça leva-nos a refletir nossas ações e perceber que a vida é um recomeçar contínuo mesmo quando tudo parece perdido”, explica Delcimar.

Inicialmente a peça foi escolhida para participar da Mostra Regional de Teatro da Superintendência Regional de Educação de Linhares, no dia 22 de junho, sendo escolhida pelos jurados como a melhor apresentação. Entretanto visando atender a comunidade escolar a mesma foi apresentada no Centro Paroquial Bom Pastor no dia 28 de agosto.

Para conhecer mais sobre a apresentação a escola poderá ser contatada pelo telefone 27 3264-3999. Existe também um blog que divulga todas as atividades pedagógicas da escola: http:// www.antonietabanhosfernandes.blogspot.com.br





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA