Estudante do Marília de Rezende ganha primeiro lugar no ES em concurso de desenho do Agrinho

Ana Clara Nascimento recebeu um notebook como prêmio; entrega teve a presença da secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Estudante do Marília de Rezende ganha primeiro lugar no ES em concurso de desenho do Agrinho
A estudante do 4º ano do ensino fundamental, Ana Clara Nascimento, 10 anos, conquistou o primeiro lugar no Espírito Santo no concurso do Agrinho 2017, na categoria desenho e como prêmio recebeu um notebook entregue pela secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli na tarde desta quarta-feira (13). Ana Clara, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos, explica que achou muito importante compreender a importância da saúde e do setor rural para a cidade. Os professores e colegas de sala de Ana Clara vibraram com a notícia.

"Aprendi que sem o campo não há cidade e que a maioria dos alimentos que compramos no supermercado vem da fazenda, das regiões agrícolas do nosso Município", salientou a estudante que ao se aprofundar no tema saúde percebeu a importância dos alimentos saudáveis na alimentação que até deixou de comer biscoitos industrializados. Com objetivo de complementar as atividades de aprendizagem entre os alunos do ensino fundamental, o programa propõe que os integrantes tenham contato com assuntos que fortaleçam uma educação crítica e reflexiva.

Na edição de 2017 o tema trabalhado foi a Saúde. A professora da estudante, Cintia de Oliveira Largura Hofman, ficou feliz e emocionada com a conquista da aluna. Na avaliação da educadora, trabalhar os temas oferecidos pelo Agrinho é uma experiência profissional gratificante. "Trabalhamos o tema da conexão campo e cidade em todos os anos e o resultado foi excelente, já que envolveu toda a escola e também a família de nossos estudantes", reforça.

Para a mãe de Ana Clara, Eucirlei Carla Molinari, os temas desenvolvidos pelo Agrinho despertaram nas filhas - Ana Clara é gêmea da Maria Vitória -  um interesse especial pelas artes. "Acredito que o desafio despertou nelas o desejo de aprender mais. Mais que o prêmio, o projeto deixa lições que elas levarão para a vida. Estou bastante feliz com o desempenho da Ana Clara e da Maria Vitória", opina. Maria Vitória também participou ativamente das atividades desenvolvidas em torno do programa Agrinho. 

Mais premiações - Outros dois alunos de escolas municipais ficaram entre os 10 melhores trabalhos da edição 2017 do programa Agrinho no Espírito Santo. São eles: Ysaque dos Santos Rodrigues , do 2º ano da EMEF Antonio Fernandes de Almeida, também no bairro Interlagos, na categoria desenho; e a aluna Manuela Pereira Delaia, do 8º ano da EMEFM  Marília de Resende Scarton Coutinho, que receberam mochilas como premiação pelo desempenho.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, lembra que o envolvimento dos professores e alunos junto às famílias foi estimulante e a atuação dos parceiros foi essencial para o êxito do programa no âmbito municipal. "Temos estabelecido parcerias públicas e privadas e os resultados não poderiam ser mais positivos, como os que apresentamos no projeto Agrinho este ano. Conseguimos levar aos alunos da rede conhecimento sobre a importância da saúde nas mais diversificadas áreas como meio ambiente e outros temas transversais. É com muito otimismo que divulgamos a expectativa de atingir ainda mais estudantes para o ano que vem", pontua.

"Não há transformação sem conhecimento e é por isso que o Sindicato Rural de Linhares e o Senar acreditam no Agrinho e avança, a cada ano, com essa parceria valiosas com a Prefeitura de Linhares. Em cada trabalho escolar que recebemos temos a felicidade de ver alunos e a comunidade escolar envolvidos em assuntos do setor produtivo, e em especial neste ano, o tema Saúde", afirma a representante do Sindicato, Maria do Socorro Ribeiro Silveira Félix.

Agrinho 2017

Na edição deste ano, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação envolveu 5.898 alunos e 299 professores de 35 escolas da rede no Programa de Responsabilidade Social - Programa Agrinho. A iniciativa é nacional e no Espírito Santo, uma proposta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Administração Regional do Espírito Santo - SENAR-ES, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Sindicatos dos Produtores Rurais do Estado.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA