Estação elevatória de Rio Quartel está abandonada e lança esgoto sem tratamento em rio; vídeo

A sede da estação está com o muro quebrado e tomada pelo mato; os moradores também reclamam do mau cheiro na região.

Estação elevatória de Rio Quartel está abandonada e lança esgoto sem tratamento em rio; vídeo
O Rio Quartel vem recebendo resíduos sem tratamento, chamados de efluentes líquidos, em seu leito. A denúncia é feita por moradores do distrito, que fica no interior do município. De acordo com eles a água utilizada para fins domésticos – como nas descargas de vasos sanitários, por exemplo -, passa por uma manilha e é lançada de forma livre no rio. Para eles: uma agressão ao meio ambiente. O abastecimento no distrito é feito por meio de poço artesiano. O Site de Linhares flagrou a denúncia na manhã da última sexta-feira (29) com a presença dos próprios moradores.

Outra denúncia dos moradores é o abandono da sede da estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Entrar no local é muito fácil. O muro está quebrado e todo o terreno está cheio de mato por todos os lados. A casa de máquinas funciona normalmente, mas, os equipamentos podem ser manipulados por qualquer pessoa que conseguir entrar no imóvel já que não existe nenhum tipo de vigilância no local. Não existem sequer avisos sobre os possíveis perigos de ligar ou desligar qualquer um dos botões disponíveis. O barulho dos equipamentos é nítido.

E se não bastasse o cenário de abandono registrado por nossa equipe de reportagem, dentro da casa de máquinas existe um lugar que o Aedes aegipty – o mosquito transmissor da dengue adora: água parada dentro de um vaso sanitário. O curioso é que a caixa de descarga está lá, mas, pelo jeito não é acionada há muito tempo. Vale lembrar que o distrito de Rio Quartel não esteve na lista de bairros que receberam o mutirão da Prefeitura no último fim de semana para combater o mosquito.

O morador Cláudio Henrique dos Santos, de 35 anos, é frentista e garante que o local fica aberto e é de fácil acesso a qualquer pessoa. Para ele, o abandono da estação causa insegurança para os moradores. "O local é aberto e a gente nunca viu nenhum tipo de vigilância. Infelizmente esta estação está completamente abandonada pelo Saae”, destacou o morador que reside na Rua Alaércio Recla que possui um buraco há três meses sem solução do Saae. "São os próprios moradores que pegam entulhos e tapam”, revela.

Para a lavradora Elizabete Maria Valfré, de 47 anos, além do abandono os moradores têm que conviver com o mau cheiro. Ela explica que o esgoto cai direto numa vala que vai para o Rio Quartel e margeia o quintal de várias residências. "Esse problema deveria ser resolvido de uma vez”, pede. 

O que diz o Saae

O Site de Linhares procurou a Prefeitura de Linhares para se posicionar diante das denúncias dos moradores e das imagens registradas pela nossa equipe de reportagem. Por meio de Nota, o Saae informou que uma equipe da autarquia visita a Estação Elevatória semanalmente. 

De acordo ainda com o Saae, o muro e os sanitários foram alvos de vandalismo e estão no cronograma de reparo da autarquia. Com relação às manilhas, informamos que elas foram colocadas no local há muitos anos e não tem qualquer ligação com a rede de esgoto da região, apesar das imagens mostrarem o contrário.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA