Escolas municipais terão palestras sobre bullying

Inicialmente 11 escolas da Prefeitura receberão os agentes da Guarda Civil Municipal

Escolas municipais terão palestras sobre bullying
Os ataques psicológicos e físicos realizados por crianças e adolescentes a colegas de sala de aula ganharam recentemente mais espaço na mídia e nas discussões acadêmicas e pedagógicas. O termo em inglês "bullying" representa esse conjunto de atitudes que discriminam e prejudicam o desenvolvimento escolar e pessoal dos estudantes.

Foi conectado a esta realidade, que agentes da Guarda Civil Municipal que atuam no Programa de resistência e Cidadania, o Preci, vão promover um ciclo de palestras sobre o tema para contribuir com o relacionamento interpessoal de crianças e adolescentes no ambiente escolar.  A ação será colocada em prática com alunos de 11 unidades da rede municipal de Linhares, as mesmas que foram contempladas com o Preci. 

O tema foi sugerido pelas próprias escolas, já que o bullying foi o assunto mais solicitado pelo corpo docente durante a visita dos agentes para os encontros do Programa de Resistência e Cidadania. As palestras começam no dia 24 de abril e seguem até o dia 5 de junho.

De acordo com Fernando Nogueira Gama, que participa da iniciativa, o projeto vai levar para a sala de aula questões fundamentais para a formação de crianças e adolescentes com consciência crítica, respeito às diferenças e em harmonia com a sociedade. "A iniciativa também promove a aproximação entre os agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal e os alunos, mostrando que muitos dos problemas enfrentados pela juventude também já foram vivenciados pelos agentes", explica.

Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, o objetivo do ciclo de palestras é o de combater o bullying entre crianças e adolescentes, e, principalmente, o de criar um ambiente de combate à violência, seja ela física ou verbal, entre alunos, professores e funcionários. 

"Nosso intuito é também criar condições para que a escola fortaleça o clima de confiança entre alunos, professores e direção. A escola tem que buscar desenvolver a confiança e o respeito para que ocorra o diálogo. Abrindo o canal de diálogo, eles vão se sentir confortáveis e seguros", complementou.

"Investimos não só no combate à violência nas escolas mas também na prevenção para que as crianças sejam as grandes protagonistas da cultura de paz, da tolerância e do respeito ao próximo. Esse é um trabalho de grande importância e não só para o futuro, mas também para o presente, já que as próprias crianças acabam passando para os pais os valores que aprendem durante as ações desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

As escolas municipais de ensino fundamental que receberão as palestras são: Roberto Calmon, Roberto Moreira, Elza Roni Scarpati, Jerônimo Monteiro, Presidente Castelo Branco, Cid Adalberto dos Reis, Eliana Correa Pinafo, Maria Aparecida Lavagnoli, Antônio Fernandes de Almeida, Samuel Batista Cruz (Caic) e Maria da Penha pazito Ventura.

Bullying

Traduzido ao português, a palavra em inglês "bully" quer dizer ameaçar, amedrontar ou intimidar. Já o "bullying" - originário deste termo - significa uma agressão física e psicológica que ocorre entre as pessoas de forma intencional e gratuita. Entre as características das vítimas que sofrem o "bullying", as mais comuns são timidez, aspecto físico frágil, passividade, submissão, baixa autoestima e pouca sociabilidade. Já os autores da agressão são geralmente caracterizados por sua impulsividade, despreparo para enfrentar diferenças e não aceitam ser contrariados.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA