Escolas da rede municipal passam por obras de reformas e manutenção

As intervenções são realizadas em centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental.

Escolas da rede municipal passam por obras de reformas e manutenção
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) iniciou os trabalhos para colocar em prática os serviços de reforma, manutenção e melhorias nas unidades da rede municipal de ensino. As ações começaram a ser executadas no mês de dezembro, com continuidade agora em janeiro e fevereiro, período de recesso escolar. Estão sendo realizados serviços estruturais e de manutenção, tanto em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) quanto em Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims). O ano letivo de 2019 está previsto para começar no dia 5 de fevereiro.
 
No total, 31 escolas estão sendo reformadas. Todas as unidades de ensino, tanto da sede, quanto do interior, passam por manutenção no decorrer do ano, conforme necessidade. "Vamos começar realizando as intervenções prioritárias, que não atrapalharão o próximo ano letivo, e, em seguida, continuaremos as ações de melhorias e reparos por toda a rede, sem que haja interferências para estudantes e profissionais", explicou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.
 
O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que este é mais um compromisso com a educação municipal, com investimentos na qualidade do ensino e também na infraestrutura das escolas com obras de construção, reformas e ampliações.
 
"Estamos efetivando importantes ações pontuais para, de um lado, garantir o conforto, a segurança e a tranquilidade dos nossos alunos e professores, com prioridade e foco no ambiente de aprendizado, e também valorizando e preservando os prédios públicos que são patrimônios dos linharenses. São obras importantes que compõem uma série de ações em andamento na cidade, alinhadas ao nosso objetivo de ampliar e inovar os serviços públicos aos cidadãos", comentou o prefeito.
 
Obras de reforma e manutenção
Ao todo, 31 escolas passam por reforma e entre os serviços estão: reforma de telhado, pintura geral, revisões elétricas e hidráulicas, reforma de revestimentos e pisos, conforme necessidade de cada escola. As unidades beneficiadas são: no Guaxe, a EMEF "Orozimbo Leite", EUM Pontal do Ouro e CEIM "Jean Carlos Bastos"; no Farias, a EMEF "Profª Efigênia Sizenando"; no Aviso, o CEIM "Antônio Aprígio" e a EMEF "Roberto Calmon"; no Interlagos, a EMEF "Profª Maria da Penha Pazito Ventura", o CEIM "Chapeuzinho Vermelho", CEIM "Crescer" e CAIC; em Povoação, a EMEF "Profª Urbana Penha Costa", EUM Alcina Guimarães Pereira e EUM Fazenda Zacarias; no Centro, a EMEF "Presidente Castelo Branco"; em Regência, EPM "Florentino Rodrigues Batista" e EUM Fazenda Riachuelo; no bairro Juparanã, o CEIM "Enock de Freitas"; no Baixo Quartel, PEM "Doce Mel"; em Bebedouro, o CEIM "Leodovico Donatelli"; no Nova Esperança, o CEIM "Valdir Gabriel Marin"; no Canivete, o CEIM "Olga Bortot Molina" e EMEF "José Modeneze"; em Santa Cruz, o CEIM "Alegria do Saber" e EMEF "Zeferino Batista Fiorot"; no Planalto, a EMEF "Caboclo Bernardo"; no Interlagos II, o CEIM "Ilidia Rosa de Almeida dos Santos" e CEIM "Adagmar Pinto Santos"; no bairro Novo Horizonte, o CEIM "Manoel Farias de Souza"; em Humaitá, PEM "Paulo Damião Tristão Purinha"; na Lagoa do Meio, EMEF "Elza Roni Scarpati" e no Jardim Laguna, o CEIM "Branca de Neve".

Já os serviços de conservação e manutenção englobam, por exemplo, a troca de portas, janelas e vidros, manutenção de telhado, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, troca de aparelhos sanitários, revisão de revestimentos e pisos e pintura, conforme demanda de cada escola. Estes trabalhos também são realizados, rotineiramente, no decorrer de todo o ano letivo sem que haja interferência no conteúdo programático dos estudantes.

Trabalho frequente
Anualmente, a secretaria municipal de Educação empreende uma série de benfeitorias nas unidades de ensino e equipamentos públicos da pasta. Os trabalhos incluem desde obras e reformas para adequações e ampliações, até serviços de limpeza e higienização de espaços e equipamentos.
 
Três Ceims em construção
Os novos centros municipais de Educação Infantil serão construídos nos bairros Santa Cruz, nas proximidades dos residenciais Jocafe, no bairro Três Barras e no distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. As obras são realizadas com recursos da Prefeitura e, também, com o auxílio de recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Quando concluídos, os três Ceims ampliarão a oferta na rede municipal de ensino em quase 700 vagas.
 
As novas escolas são compostas de quatro módulos: bloco administrativo, pedagógico, bloco de serviços e bloco multiuso com sala de apoio à informática. O bloco administrativo abrigará recepção, direção, secretaria e sala de professores. O bloco pedagógico terá Creche I, II, II e pré-escola, fraldários, sala de atividades, sala de repousos, refeitório e solários.  O bloco de serviços contará com rouparia, lavanderia, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha e lactário. 




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA