Escola do interior de Sooretama sofre com rachaduras e falta de espaço

O descaso da Prefeitura Municipal de Sooretama é comprovada em cada uma das instalações da escola que recebeu sua última reforma há 16 anos.

Escola do interior de Sooretama sofre com rachaduras e falta de espaço
Salas de aula estreitas, sem estrutura, com rachaduras nas paredes, pia quebrada na cozinha e falta de um espaço adequado para aulas de educação física. Estas são alguns dos problemas registrados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lagoa Juparanã, localizada no Patrimônio da Lagoa, município de Sooretama. Construída na década de 1960, a escola teve sua ultima reforma realizada no ano de 2000. No turno da manhã, a escola atende a 60 estudantes da 6ª a 9ª série. A tarde são 130 alunos da 1ª a 5ª série. 

Poderia até parecer uma escola normal se não fossem as terríveis condições de infraestrutura apresentada por todas as salas, corredores e banheiros. Entre os exemplos é possível citar uma sala de aula com 5 metros de comprimento e 1,9 metros de largura. No local só seria possível atender seis alunos, mas atualmente 15 adolescentes têm aulas nestas condições que se agravam com o quadro instalado sobre uma mesa correndo o risco de cair e em uma posição que dificulta o professor a dar aulas usando o equipamento.

"Este espaço não era uma sala de aula. Foi nosso almoxarifado quando a escola foi inaugurada. Mas quando a escola precisou ampliar uma turma com a entrada da 5ª série no ensino fundamental, ela passou a ser usada. Mas eram apenas seis alunos. Agora temos 15. Eles não cabem na sala. É impossível ter aprendizagem, ter interação em um espaço daquele”, diz a mãe de um aluno que pediu para não ser identificada.

Ela já foi aluna na escola e hoje atua também como funcionária. Ela conta que quando a escola começou era estadual. Em 2000 passou a ser administrada pela prefeitura que realizou ali uma primeira e única reforma. Desde então, não há manutenção nas instalações que só se degradam.

"Nossa escola está em péssimas condições. Há anos não temos aqui uma reforma. São paredes rachadas, cozinha em péssimas condições. É o exemplo claro da falta de preocupação com a educação por parte de nossos governos. Mostra o descaso com nossas crianças, nossos professores, com toda a comunidade”, diz um servidor da escola que prefere não ser identificado.
 
O sonho da escola modelo que teve suas obras embargadas

O tempo passou, o número de alunos cresceu e a estrutura da antiga escola estava já bastante precária. Como solução para o problema, a administração municipal decidiu construir uma nova escola. Isto foi no ano de 2010. Naquela época um projeto foi discutido com a comunidade escolar e os moradores localidade do Patrimônio da Lagoa.  "O projeto era incrível. Era uma escola modelo que teria até auditório”, conta uma mãe de aluno. Ela diz que toda a comunidade ficou muito animada em ver que o sonho de ter realmente uma escola digna e que pudesse possibilitar os alunos estudar com qualidade estava sendo realizado.

Mas o sonho durou pouco. Em 2013, a obra foi embargada com a argumentação de que havia erros em sua infraestrutura que poderiam colocar em risco a integridade física da comunidade escolar.  Ao assumir o mandato, segundo outro funcionário da escola que não quer ser identificado, o atual prefeito de Sooretama, Esmael Loureiro, informou que não iria avançar na construção da nova escola. Ele disse que a opção da administração seria por fazer reformas na atual sede. Isto foi em 2013. Mas até agora nada foi feito.







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA