ES contabilizou 3,6 mil raios em período de 35 horas, inclusive em Linhares

Ao todo, 3.660 raios tocaram o solo de quase todos os municípios capixabas de 0h de domingo (01), até as 11h desta segunda-feira (02), de acordo com as medições feitas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat

ES contabilizou 3,6 mil raios em período de 35 horas, inclusive em Linhares
A noite do último domingo (01) foi marcada por um temporal com raios em praticamente todo o Espírito Santo. Um deles chegou a cair sobre o Convento da Penha, fazendo com que a energia do local fosse interrompida por conta da descarga elétrica. De fato o Espírito Santo contabilizou um número elevado de raios. De acordo com as medições feitas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat, que é referência em raios e que está associado ao Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 0h de domingo até às 11 horas desta segunda-feira (02), 3.660 raios (descargas que tocam o solo) foram registrados no Espírito Santo.

Neste mesmo período, o Estado registrou 8.640 relâmpagos intranuvem, situação quando as descargas ocorrem entre as nuvens, porém não chegam ao solo, de acordo com as explicações do Elat. Ainda segundo o Grupo de Eletricidade Elétrica, a primeira incidência de raios ocorreu na Região Serrana (em azul), sobre as cidades de Afonso Cláudio e Brejetuba. A segunda e maior incidência de descargas elétricas (em verde) foi registrada em quase todo o território capixaba.

Os municípios que mais registraram raios foram os da região Noroeste, com forte incidência sobre Colatina, São Roque do Canaã, Itaguaçu e Baixo Guandu. Na região Serrana, novamente Afonso Cláudio aparece entre as cidades mais atingidas por raios.

As descargas elétricas também aparecem em grande número nos municípios da Região do Caparaó e também no litoral Sul, com destaque para as cidades de Ibatiba, Irupi, Apiacá, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy e Marataízes. Já no Norte, as descargas se concentraram especialmente sobre Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva.

Na Grande Vitória, todos os municípios que formam a região registraram raios no período, com destaque para a Serra e Viana. Por fim, ainda houve mais uma sequência de raios (em amarelo), mas em menor quantidade e intensidade. Os registros foram em Linhares e Ecoporanga, no Norte e também na Serra. A previsão, segundo o Elat/Inpe é que é as pancadas de chuva e ocorrência de relâmpagos continuem até esta terça-feira (03).
 
Fonte: A Gazeta





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA