Equipes da Prefeitura atuam para minimizar impactos da chuva em Linhares

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiros.

Equipes da Prefeitura atuam para minimizar impactos da chuva em Linhares
Após o nível do Rio Doce ultrapassar a cota de inundação, chegando a 3,98 metros na manhã desta segunda-feira (27), um grupo de trabalho se reuniu para iniciar as ações para minimizar os impactos das chuvas em Linhares. Uma das primeiras medidas é a retirada de seis famílias do Olaria, que serão levadas ao ginásio poliesportivo do bairro Conceição.

A medida é de prevenção uma vez que a água ainda não chegou a invadir nenhum dos imóveis. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, o momento é de alerta, ou seja, de informar a população sobre os riscos que podem ser ocasionados com as fortes chuvas, previstas para esta quarta-feira (29).

"Não há incidência no Residencial Rio Doce e há alguns pontos de inundação no Olaria. No momento, temos que estar preparados se houver alguma demanda. As secretarias envolvidas estão preparadas para atender a comunidade, que é a nossa grande preocupação”, destacou o secretário.

Conforme o secretário, no município de Linhares há três pontos principais de monitoramento: o Residencial Rio Doce, que pode ser alvo de alagamento devido às chuvas; o Olaria, que pode sofrer inundação devido à cheia do Rio Doce; e o distrito de São Rafael, que pode sofrer com o deslizamento de encostas.

"Destaca-se que no Residencial Rio Doce não há riscos de inundação através do Rio Doce porque no local há uma contenção, que foi totalmente preparada para evitar qualquer ocorrência do tipo”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos.

Segundo o coordenador, desde a última semana, o órgão tem realizado vistorias às áreas de riscos e visitas às comunidades para orientar a população. "Fizemos reuniões em São Rafael, no Residencial Rio Doce e no Olaria para alertar as pessoas, não para criar pânico, mas para mostrar a elas que devem ficar em alerta, pois poderia surgir uma situação adversa”, destacou.

O grupo de trabalho é formado por representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social, Comunicação, Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Esporte, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura, além de membros do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Linhares.

Prontidão

A Defesa Civil Municipal mantém o esquema de plantão 24 horas, realizando monitoramento em diversos pontos da cidade, além de uma série de visitas a locais críticos, que podem ser afetados pelas fortes chuvas. 

O atendimento do órgão é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiros.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA