Enxame de abelhas mata dois cachorros no bairro Araçá. Morador mantinha criação clandestina

Os profissionais do Corpo de Bombeiros irão remover a colmeia no período noturno, quando os insetos se recolhem.

Enxame de abelhas mata dois cachorros no bairro Araçá. Morador mantinha criação clandestina
Na tarde desta terça-feira (02) um enxame enfurecido de abelhas matou dois cães – um Rottweiler batizado de Pruc - e um Dálmata, chamado de Duque. O caso foi registrado numa residência da Avenida Vitória, no bairro Araçá, bem próximo a um posto de combustível da região. Os profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados por moradores e encaminharam os cães para uma clínica veterinária no centro. Os donos dos animais estavam desolados e choravam muito.  Enir Ferreira da Silva, de 54 anos, era dona do Pruc; e a analista de compras Claudenir da Rocha Carvalho, de 30 anos, e seu esposo, Igor Monteiro Javarini, de 25, auxiliar administrativo, tinham o Duque há 10 meses, desde que nasceu.

O Pruc ainda tentou fugir do ataque das abelhas, mas, não conseguiu e foi resgatado no portão da residência. Já o Duque ainda tentou ser salvo pelo pai da Claudenir, o senhor Juvenal Carvalho, de 54 anos. Ele se protegeu com uma capa plástica que envolvia um colchão, mas, também sem sucesso. O dálmata correu para dentro da sua casinha ao tentar correr do enxame enfurecido. Todos os procedimentos foram adotados pelo veterinário para tentar salvar a vida de Pruc e de Duque. Mas sem êxito. Eles não resistiram ás picadas e morreram em pleno atendimento.

De acordo com os vizinhos, o enxame é de uma criação clandestina do morador J.R.S., de 83 anos, que mora com os dois filhos. Ele desmentiu a informação a reportagem do Site de Linhares e informou que as abelhas já fazem parte do cotidiano do quintal dele há um bom tempo. Os moradores tem outra versão: garantem que o senhor mantém uma criação clandestina dos insetos para extrair mel para consumo próprio há pelo menos dois anos. Inclusive esta informação teria sido fornecida por um dos filhos de J. Aliás, um filho tentou acender uma tocha para espantar o ataque dos insetos, mas, não teve sucesso.

De acordo ainda com os moradores, por várias vezes eles reclamaram com J. sobre o perigo da criação clandestina, sem nenhum tipo de orientação e cuidados especiais, à vida dos moradores e dos animais. Mas, todos os pedidos foram ignorados. "Ele disse que só tomaria alguma providência quando as abelhas atrapalhassem a rotina dos moradores”, infirmou a nossa reportagem um morador que preferiu não ser identificado.

Remoção do Enxame

Ao chegar ao local para atender a ocorrência, o Corpo de Bombeiros orientou os moradores a fecharem as janelas e portas das residências. Eles informaram aos moradores que agendaram para efetuar a remoção das abelhas na noite desta terça-feira (02), horário em que os insetos se recolhem.

O Site de Linhares entrou em contato com a Prefeitura de Linhares para saber se existe algum órgão no âmbito municipal que atua na fiscalização da criação clandestina de abelhas ou outro tipo de animais e aguardamos retorno.
 
A foto da capa da matéria é do Pruc.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA