Encontro da Segurança aponta que o bairro Araçá é o campeão de homicídios em Linhares seguido de Bebedouro

Diagnóstico da Secretaria de Estado de Ações Estratégicas revela Linhares registrou 76 homicídios em 2014.

Encontro da Segurança aponta que o bairro Araçá é o campeão de homicídios em Linhares seguido de Bebedouro
Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Ações Estratégicas revela: Linhares registrou 76 homicídios no ano de 2014. Deste total, 53 deles estão concentrados em sete bairros e um distrito do município. Quem lidera o ranking é o bairro Araçá com 10 assassinatos, seguido de Bebedouro (08), Aviso (07), Nova Esperança (07), Shell (06), Santa Cruz, Centro e Interlagos, com 05 cada um. As estatísticas colocam Linhares como uma das cidades mais violentas do Espírito Santo.

Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira no salão de eventos de um hotel do centro da cidade e contou com a presença do Governador do Estado, Paulo Hartung. A imprensa não teve acesso ao teor da reunião que reuniu toda a cúpula da segurança da região.
 
O governador Paulo Hartung destacou que o objetivo principal do encontro foi interiorizar o debate sobre a segurança pública no Estado. O governador disse que a articulação social precisa começar no Poder Executivo Estadual para produzir políticas públicas sociais e, consequentemente, atuar em parceria com os demais órgãos públicos de diferentes instâncias. 

"A primeira tarefa é articular o Governo de uma forma profissional e transparente. Precisamos das demais instituições públicas do nosso Estado. Precisamos mudar leis e regimentos que estão desatualizados. Não existe nomundo exemplos bem sucedidos na área da segurança pública que não tenham contado com a presença das prefeituras e sociedade", destacou Paulo Hartung.

Homicídios em Linhares atingem jovens de 15 a 24 anos

Ainda de acordo com o estudo, que foi apresentado pelo secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, 41% das vítimas tem idade entre 15 e 24 anos; 70% estavam fora do ambiente escolar e os crimes foram registrados sempre entre as 15 e às 23 horas. "Precisamos concentrar as ações na atratividade das escolas, e fazer com quem está não saia. Além disso, criar e ampliar os projetos sociais nas áreas vulneráveis”, enfatizou Martinelli.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, o problema da violência no Espírito Santo é grave e precisa de atenção de todas as esferas governamentais e de agentes como os empresários. "Não é um cenário confortável”, destacou. 
Garcia disse que as cidades de Linhares, São Mateus, Colatina e Pinheiros, concentram, juntas, mais da metade dos homicídios registrados no norte do Estado. "São números alarmantes e que num primeiro momento, a curto prazo, vamos trabalhar com ações integradas entre as Polícias Civil e Militar”, revelou.

Tanto Martinelli quanto Garcia disseram que as viaturas policiais estão nas ruas normalmente e desmentem a determinação de economia de combustível para que as viaturas ficassem paradas nos pátios. "O que houve foi uma redução no quadro administrativo. Esta ação, sim, foi suficiente para cortarmos gastos”, sublinhou Evaldo Martinelli.

"O policiamento continua normalmente, as viaturas circulando nas ruas e a Polícia agindo nos locais que necessitam de mais atenção”, reforçou Garcia. Ele disse também que, hoje, um dos problemas mais graves enfrentados pela segurança pública é o enfrentamento às ações da Polícia e a eliminação da concorrência, por parte dos criminosos.

O evento além do governador Paulo Hartung, dos secretários de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, de Segurança Pública, André Garcia, contou ainda com as presenças do vice-governador César Colnago, e dos prefeitos de Linhares, Nozinho Correa, de São Mateus, Amadeu Boroto e de Colatina, Leonardo Deptulski.
 
Fotos: Thiago Guimarães (Secom/ES)





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA