Editorial: Site de Linhares não irá noticiar suicídios

Decisão está alinhada ao novo posicionamento editorial do Site.

Editorial: Site de Linhares não irá noticiar suicídios
A mídia possui um papel importante na sociedade contemporânea fornecendo uma vasta gama de informações de formas diversas. Influenciam fortemente as atitudes, crenças e comportamentos nas comunidades, e têm um papel importante na prática política, econômica e social. Devido a esta influência, a mídia pode também possuir um importante papel na prevenção do suicídio.

O suicídio é talvez a forma mais trágica de terminar com a vida. A maioria das pessoas que pensa no suicídio é ambígua. Elas não têm a certeza de que querem morrer. Um dos muitos fatores que podem levar um indivíduo vulnerável ao suicídio pode ser a publicidade sobre suicídios na mídia. A forma como a mídia apresenta as notícias de casos de suicídio podem influenciar outros suicídios.

Alinhado a esta premissa e, sobretudo, em muitos casos, presenciar a dor e o sofrimento dos familiares vítimas destes casos, o Site de Linhares, adota um novo posicionamento editorial e não mais publicará notícias sobre suicídios na cidade de Linhares e regiões de abrangência. 

No Site de Linhares, suicídio não mais virará notícia. E sequer serão relatados. Os motivos são vários – a começar pelo efeito Werther* – mas passam por razões religiosas, familiares de extrema complexidade, além do estigma e de questões relacionadas a seguros, por exemplo.

Gente que se atira da janela, ingere grande quantidade de remédios, liga o gás ou dá um tiro na boca até poderia ser uma notícia importante – mas correria também o risco de cair no lugar comum – tal a quantidade de ocorrências – o que realmente, de fato, vêm acontecendo em Linhares.

A Associação Brasileira de Psiquiatria sugere, por exemplo, que noticiar o autoextermínio de forma apropriada e cuidadosa pode, de fato, impedir que outras vidas se percam. Entre as estratégias, certamente, estariam não dar publicidade ao nome da vítima, não revelar detalhes e métodos adotados no atentado e não tornar os motivos justificáveis por problemas pessoais de qualquer ordem.

Mais do que tudo, o Site de Linhares entende que este ato não tem nada de sensacional e, como tal, deve ser tratado. Antes que se firme um protocolo na imprensa sobre o tema, o Site de Linhares é convicto em acreditar que este é assunto que deve ser tratado com muito carinho e responsabilidade.

Um abraço,
Equipe de Jornalismo do Site de Linhares

*O nome Efeito Werther refere-se ao romance de Johan W. Von Goethe  chamado  "Os Sofrimentos do Jovem Werther” (1774), que conta a história de um jovem que, após uma desilusão amorosa, cometeu suicídio com um tiro na cabeça. A venda do livro foi proibida em várias partes da Europa, pois desencadeou uma onda de suicídios entre jovens que usaram o mesmo método usado pelo protagonista do jogo.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA