E o churrasquinho? Pode faltar carne nas próximas semanas e preço vai disparar

Segundo o vice-presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore, Victor Paulo Silva Miranda, a tendência é que o preço da carne aumente ainda mais no Estado

E o churrasquinho? Pode faltar carne nas próximas semanas e preço vai disparar
As intensas chuvas que atingiram o Espírito Santo, no final do ano passado, provocaram alagamentos e prejuízos às pastagens, principalmente no norte do Estado. No sul do Espírito Santo, houve um longo período de seca e acometimento das pragas – lagarta militar ou cartucho – nas pastagens, que estão provocando perdas no setor pecuário de corte. Apesar da baixa oferta ser comum no período de entressafra, os produtores registraram uma queda mais acentuada do rebanho. 

Segundo o vice-presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Victor Paulo Silva Miranda, a tendência é que o preço da carne aumente ainda mais no Estado. "O gado de confinamento está no final e entre 30 a 40 dias vai faltar carne. Os Estados de São Paulo e Goiás já estão com o preço mais alto que no Espírito Santo, onde registra-se um dos menores preços do país”, alerta.

Com a escassez de chuvas falta alimento para o gado, ocasionando grandes perdas nos rebanhos. "Há pouco gado no pasto atualmente, além disso, os animais estão magros e impróprios para comercialização e abate”, explica o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Neuzedino Assis. Em fevereiro, a arroba custava R$ 100 e em outubro, o valor foi de R$ 123, ou seja, 23% de aumento. O mercado internacional e o crescimento de exportações para a Rússia também influenciou o aumento.

De acordo com Neuzedino, mesmo com a expectativa de chuvas para os próximos meses, apenas em janeiro as pastagens devem começar a se recuperar e somente após o mês de março a oferta de animais mais gordos vai começar a aparecer. Antes disso, a produção será rapidamente absorvida pelo mercado internacional, que é um grande comprador da carne brasileira.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA