Dia Nacional do Livro é comemorado com eventos na Biblioteca Pública de Linhares

A professora Arlêne Campos fará palestra sobre literatura infantil em dois horários: às 10 e às 16 horas; biblioteca fica na Praça 22 de Agosto.

Dia Nacional do Livro é comemorado com eventos na Biblioteca Pública de Linhares
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, nesta quarta-feira, 18 de abril, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, vai realizar uma programação especial na Biblioteca Municipal. O objetivo é fomentar a importância da literatura e incentivar a prática da leitura entre os estudantes do município. 

Os estudantes do 3° ano do turno matutino e vespertino da Escola de Ensino Fundamental Luiz de Camões vão participar de uma palestra sobre literatura infantil, que será ministrada pela professora, Arlene Campos. As palestras acontecem às 10h e às 16h. Além disso, a biblioteca estará preparada para receber visitas durante todo o dia. 

"Realizar ações que visam incentivar a leitura e que possam levar aos estudantes a oportunidade de conhecer mais sobre esse mundo da literatura, sempre estará entre nossos objetivos. Este é mais um momento que estamos realizando e muitos outros estão por vir", frisou o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador. 

A ação de incentivo a leitura conta ainda com o apoio da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (SERLIHGES). A Biblioteca Municipal fica localizada na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro. 

Saiba mais 

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo  brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. 

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Biblioteca Pública Municipal Antonio Azevedo Lima

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de 23 mil livros e faz em média 1.200 atendimentos por mês. As obras de referência estão à disposição dos usuários que têm livre acesso às estantes e podem contar com a ajuda dos funcionários para pesquisas no local, além de 10 computadores para pesquisas na internet (além de internet sem fio).  

A biblioteca também faz empréstimos de até três livros por um período de 10 dias. Os interessados em fazer empréstimos de livros devem possuir a carteirinha de usuário da biblioteca. Quem quiser requisitar a carteirinha deverá levar um documento pessoal e um comprovante de residência. A carteirinha é gratuita e disponível para usuários de todas as idades. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22h.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA