Dia das Mães: Servidoras dão exemplo de doação e dedicação ao próximo

Uma enfermeira, uma professora e uma guarda municipal representam as mais de 6 mil servidoras mães - biológicas ou não - e/ou filhas neste Dia das Mães.

 Dia das Mães: Servidoras dão exemplo de doação e dedicação ao próximo
O amor de mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Doação integral, irrestrita, incondicional, que coloca em primeiro plano o bem-estar, a segurança de outro ser. Entre as 6 mil servidoras que fazem parte da administração pública município encontramos exemplos de mães que se destacam por essa mesma capacidade de entrega, seja aos filhos seus por geração ou adoção, seja aos filhos de outras mães.

Empatia


A enfermeira Caroline Alvez Macedo Silva, tem 35 anos, e é Gerente de Enfermagem do Hospital Geral de Linhares (HGL).O exercício diário de sua profissão envolve a proximidade, o carinho, a atenção e a habilidade no cuidado com os pacientes. Mãe de dois filhos, ela exercita a maternidade todos os dias, não apenas em casa, mas também no hospital ao liderar uma equipe de 300 colaboradores, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros profissionais.

"É um prazer no sentido da expressão do amor ao próximo, na doação, no querer bem ao seu semelhante, é um amor de mãe mesmo. E o mais recompensador é ver o resultado do seu trabalho e de toda a sua equipe. Quando reencontro os pacientes recuperados, desenvolvidos, após terem passado por tratamentos no Hospital Geral de Linhares, a sensação que me vem é indescritível. Me sinto forte, completa, abençoada", diz.

Sobre a sua equipe, onde é considerada uma 'mãezona', Carol, como é carinhosamente chamada, destaca o diálogo como essencial para relação saudável com seus 300 filhos. "Gosto de estar sempre presente, atuando junto com eles e que eles tenham a liberdade de me trazer pessoalmente as reclamações e sugestões. Nosso contato é direto. Gosto de estar próxima, como uma mãe mesmo".

Dedicação

A professora Andréia Ripardo Bissoli respira educação. Ela tem 41 anos e 20 deles dedicados a lecionar. Ela encara uma jornada dupla de trabalho: metade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, e a outra num projeto de leitura desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Penha Pazito, no bairro Interlagos.

Além do dia corrido, ela também é mãe dois filhos, um deles adolescente. É um casal: um menino de 9 anos e uma menina de 16. Para dar conta dessa maratona diária, ela conta o carinho que recebe diariamente dos seus alunos e do futuro que ela sonha para todos todos eles, que os tem como filhos do coração, tendo cuidados e dedicação especial.

"Meus alunos são como meus filhos. O mesmo amor e carinho que tenho pelos meus tenho por eles. E sinto que é recíproco, eles também me vêem muitas vezes como mãe. É uma partilha de amor e isto não tem preço", diz emocionada a educadora.

Mãezona da Guarda

Vanilda Helmer de Almeida, tem 44 anos, e 20 deles dedicados integralmente à Guarda Civil Municipal de Linhares. Ela presta serviços administrativos na sede da Guarda, no centro da cidade. Mãe de três filhos - um menino e duas meninas -, ela comenta que compatibilizar a rotina de mãe e de Guarda só é possível graças ao amor e o carinho que transmite e recebe dos seus colegas de trabalho.

"A gente precisa renovar as forças todos os dias, porque as dificuldades são muitas, mas o resultado é fantástico. O carinho recebido em troca faz a gente se esquecer dos problemas da vida e ser uma mãezona no trabalho também", comenta.

Vanilda, na verdade, é daquelas mãezonas. Bem comunicativa, gosta de cuidar de todos e está sempre preocupada com cada um dos guardas que tem contato. "A guarda é a minha segunda família e assim como tem o senso de proteger seus filhos, eu dedica o mesmo senso de proteção com os amigos de trabalho. A qualquer hora sou mãe, seja em casa ou no trabalho", pontua.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA