Dia D da Coleta de Preventivo acontece neste sábado (14) em Linhares

Dia D da Coleta de Preventivo acontece neste sábado (14) em Linhares

Dia D da Coleta de Preventivo acontece neste sábado (14) em Linhares
A equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Território Aviso I, da secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (14) o Dia D de Coleta de Preventivo para as mulheres referenciadas no território. O objetivo é facilitar o acesso das pacientes ao exame que previne o câncer de colo uterino. A ação acontece das 8h às 12h, na Unidade de Saúde do Bairro Araçá.

Além da coleta do preventivo, a ação conta ainda com atendimento odontológico para as pacientes que irão coletar o exame citopatológico; roda de conversa e palestra.  "Pensamos neste dia D para dar oportunidade às mulheres que não conseguem se dirigir à unidade de saúde nos dias de semana, devido ao trabalho, por exemplo. Foi uma forma que encontramos de facilitar o acesso à saúde e permitir que elas façam este exame tão importante na prevenção do câncer do colo de útero”, destacou a enfermeira Adelma Rosa. 

A roda de conversa será apresentada pela médica Késia Cristina Leite, abordando temas sobre a importância do preventivo, mamografia, cuidados com a saúde íntima. Já a palestra será ministrada pela odontóloga Lívia Maria, que vai tratar sobre prevenção ao câncer de boca e câncer de pele.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA