Crustáceo famoso: Linhares recebe 5ª. edição de festival de caranguejo

O festival será no próximo dia 25, na Toca do Caranguejo, no Novo Horizonte, com três atrações musicais e caranguejo, farofa e vinagrete a vontade.

Crustáceo famoso: Linhares recebe 5ª. edição de festival de caranguejo
Os caranguejos podem ser encontrados em diversos tamanhos e variedades. Sua carne é suculenta, doce e saborosa, variando em sabor desde o intenso ao delicado. Escolha caranguejos pesados para seu tamanho, já que eles têm mais carne. A receita é simples e prática: cozinhe completamente em água quente, com um pouco de sal, antes de comer. Use seus dedos para comer apropriadamente e se deliciar com os sabores desse crustáceo.

Mas, se você prefere sentar numa mesa com amigos e não ter trabalho nenhum em preparar o crustáceo, deve reservar o próximo dia 25 de abril na sua agenda. É que acontece a quinta edição do Festival de Caranguejo de um restaurante que tem um nome bem propício para receber os amantes do fruto do mar: a Toca do Caranguejo, no bairro Novo Horizonte. Os convites custam R$ 50 por pessoa e são limitados. Podem ser reservados com o Getúlio Ribeiro, um dos organizadores do festival, pelo telefone 99608 0063.

O festival vai começar às 10 horas e só vai terminar às 18. Serão oito horas dedicadas ao fruto do mar com tudo o que se tem direito para acompanhá-lo: farofa e vinagrete a vontade, além de três atrações musicais para embalar o balé dos dedos na busca pela carne saborosa: pagode com Samba Mais, Larissa e Banda, além de um grupo de arrocha. A bebida será cobrada a parte.

Como comer caranguejo?

"Comer caranguejo não é bicho de sete cabeças, não”. A afirmação é do Getúlio que além de organizar o festival, é um expert no preparo do caranguejo e que também dá as dicas para a degustação do prato. O primeiro conselho é fundamental: "Não adianta querer comer caranguejo sem se sujar”. Como quebrar as patinhas e como abrir o casco - tudo vai depender do freguês. "Cada um tem o seu jeito”.

Na maioria das vezes, as patas são o primeiro passo da degustação. Podem ser retiradas com as mãos ou com as ‘ferramentas’ que normalmente acompanham o crustáceo: um pequeno martelo de madeira e uma tábua.

Retiradas, chupadas e quebradas as patas, o segundo passo é a abertura do casco. "Se estiver gordo, dentro do casco tem uma gordura amarela. A ‘laminha’, como as pessoas chamam”, ensina Getúlio. "Tem gente que gosta. Outros dispensam”.

Por isso que a farofa e o vinagrete serão à vontade. Os acompanhamentos são quase que indispensáveis para quem aprecia e terá lugar cativo no festival.
 
Serviço:
Festival de Caranguejo
Data: 25/04
Horário: 10 às 18 horas
Local: Toca do Caranguejo, próximo ao Parque de Exposições
Valor: R$ 50 por pessoa
Informações: Getúlio - 99608 0063





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA