Crianças de Ceim do Aviso fazem Caminhada pela Paz pelas ruas do bairro

A caminhada pelas ruas do bairros é a culminância do projeto Valores desenvolvido entre as crianças da escola.

Crianças de Ceim do  Aviso fazem Caminhada pela Paz pelas ruas do bairro
As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso, tiveram uma quinta-feira (21) voltada em favor da paz. Com muita alegria e entusiasmo, elas saíram pelas ruas da comunidade para celebrar o Dia Internacional pela Paz e para encerrar o projeto Valores que é desenvolvido desde o início do ano entre as crianças matriculadas na escola. Com faixas e cartazes, elas pediram por uma cultura de paz e resistência contra todas as formas de violência. As crianças ao lado dos professores cantaram e balançaram suas pombinhas da paz confeccionadas dentro das oficinas do projeto.

O objetivo de encerrar o projeto Valores com o tema Paz foi o de despertar nas crianças e suas famílias uma mudança de reflexão e percepção social através de seus valores, dentre os quais o respeito, a tolerância, a generosidade, a solidariedade, o perdão e a não violência por meio da filosofia de Cultura de Paz.  "Foi emocionante ver a participação das crianças, pois, diante de tantas injustiças e maldades nós acreditamos que podemos construir a paz e isto se constróia no dia a dia com pequenas mas, nobres ações e atitudes. Encerramos o projeto e a caminhada pedindo  a Deus para que sejamos instrumentos de vossa paz”, destaca a pedagoga do escola Jucilene Fasolo Araújo acompanhada da professora Tânia Salomão.

Segundo a diretora da escola, Graciela Pessotti Adami, "é desde pequeno que as crianças devem aprender noções de valores e respeito, possibilitando a construção de um mundo mais justo e fraterno”. Ela conta que é a primeira vez que realiza uma passeata com as crianças pela comunidade. Para ela, a interação entre moradores e a escola é essencial na educação das crianças. "Queremos chamar a atenção da comunidade no respeito com as crianças, pois o educar também vem de casa. Nós andamos juntos, temos o mesmo objetivo, que é o bem-estar das crianças. Se a comunidade participa da nossa escola, isso só enriquece mais ainda nosso trabalho e a educação delas”, complementa.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA