CNH de graça: 10 mil motoristas serão beneficiados em quatro anos

Mas em Linhares...

CNH de graça: 10 mil motoristas serão beneficiados em quatro anos

Linhares tem grandes chances de estar incluída na lista das cidades a serem beneficiadas pelo programa de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores - CNH Social. É que o governo ainda não definiu quais os municípios do interior do estado que irão fornecer o documento gratuito a motoristas que, entre outros quesitos, têm que comprovar ter dois salários mínimos de renda familiar no final do mês.

O projeto prevê o atendimento a cerca de 10 mil motoristas, ao longo dos próximos quatro anos. O documento, que poderá ser obtido no procedimento de mudança ou como o primeiro da vida de quem quer dirigir devidamente habilitado, serão nas categorias "A", "B" e "AB", e a mudança de categoria para as habilitações "D" e "E".

Neste ano de 2011, são mil CNHs, e inicialmente as oportunidades estão sendo destinadas para os quatro municípios da Grande Vitória: Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e a Capital. A expectativa é que o programa se estenda para o interior do Estado em 2012.

Segundo Mônica Luz, Assessora de Comunicação do Detran/ES, ainda não foi decidido quais as cidades do interior que irão participar do programa, mas ela informou que Linhares tem grandes chances de ser uma delas. O número de carteiras também não foi decidido.

Quem pode participar

Podem participar do programa aqueles que estiverem comprovadamente desempregados há mais de 02 (dois) anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar. Em todos os casos citados o candidato deverá, obrigatoriamente, ter renda familiar de até dois salários mínimos.

O candidato, além de pertencer ao público alvo, terá de atender aos seguintes requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB): ser capaz de responder por atos e/ou crimes, saber ler e escrever, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA