Chuva em Linhares: Kit da Defesa Civil vai reforçar atuação em casos de emergência

O kit é composto por um veículo picape a diesel, um barco de alumínio para ser utilizado em áreas alagadas, reboque, e motor de popa 15 HP.

Chuva em Linhares: Kit da Defesa Civil vai reforçar atuação em casos de emergência
Linhares é uma das cidades do Espírito Santo que foi contemplada com o kit da Defesa Civil composto por carro, barco e outros equipamentos para reforçar a atuação na prevenção de tragédias naturais e dar mais agilidade a ações que envolvem resgate de moradores isolados em enchentes. O kit é fruto do Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas, do Governo do Espírito Santo e custou cerca de R$ 150 mil cada um.

De acordo com o Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, o kit amplia a estrutura do município – que também conta com um barco da Guarda Municipal e com a estrutura do Batalhão do Corpo de Bombeiros - e o deixa mais preparado para enfrentar possíveis enchentes e a temporada de chuva. Em caso de urgências e emergências a população deve acionar a Defesa Civil Municipal por meio do telefone 3372 1891.

Monteiro disse que o kit é composto por um veículo picape a diesel, um barco de alumínio para ser utilizado em áreas alagadas, reboque, e motor de popa 15 HP. Além disso, os escritórios da Defesa Civil nas cidades são equipados com computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital, aparelho GPS, além de mobiliários como mesas, gaveteiros volantes, cadeiras, arquivo de pastas suspensas e cadeiras fixas.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, disse que ao receber o kit, o município contemplado, em contrapartida, teve que cumprir algumas normas do convênio, como colocar os equipamentos para funcionar e terem um escritório de trabalho.
 
O Site de Linhares entrou em contato com a Prefeitura de Linhares para saber quais os procedimentos que a Defesa Civil de Linhares irá adotar em casos de urgência e emergência em decorrência da chuva.

Alerta de chuva via celular

Uma novidade tem facilitado o trabalho dos agentes da Defesa Civil em todo o Estado em tempos de chuva. Através do Centro de Capixaba de Monitoramento  Hidrometeorológico (CCMH), os agentes recebem boletins resumidos, contendo as condições climáticas de cada região.

Assim, os órgãos locais podem, inclusive, emitir alertas aos moradores, evacuando alguma área quando necessário. As mensagens chegam através de torpedos, pelo celular. "O serviço foi implantado nesse ano e está a todo vapor já nesse período de chuva”, coronel D’Isep.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA