Chegada da lama suspende o abastecimento de água em Regência

Os moradores contam com o apoio de carros-pipa e poços artesianos.

Chegada da lama suspende o abastecimento de água em Regência

Antes mesmo da chegada da lama, a água já era um problema para os moradores de Regência. Mas com a passagem dos rejeitos de minério vindos de Mariana, Minas Gerais, onde a barreira da Samarco se rompeu, o abastecimento de água foi suspenso no balneário. A lama passou pela Foz do Rio Doce e encontrou o mar do litoral capixaba no final da tarde deste sábado (21).

A alternativa para os moradores da vila, onde o abastecimento era feito com a água captada do Rio Doce, é contar com o apoio de carros-pipa e de poços artesianos para o consumo a tarefas domésticas. A população do balneário também sofre com a salinização da água que já acontecia antes da tragédia ambiental.

Tartarugas

A chegada da lama ligou o alerta do Projeto Tamar, que está monitorando a situação. Desde junho, quando a chamada "boca do Rio Doce" fechou, os ninhos das tartarugas marinhas já vinham sendo remanejados pelo projeto. Mas, com o novo panorama os ninhos estão sendo levados para áreas ainda mais distantes.

A preocupação maior é com os filhotes, geralmente liberados na beira do mar em Regência. A previsão é que no período de nascimento das tartarugas, que se aproxima, essa liberação aconteça numa parte mais funda do mar, segundo a bióloga do projeto, Jordana Borini Freire.

"Não sabemos o que esperar das fêmeas ainda. Se o comportamento delas irá mudar. Ainda é cedo para dizer, vamos ter que viver um dia de cada vez para avaliar. Mas, provavelmente, não vamos poder liberar os filhotes aqui em frente", explicou. As fotos foram enviadas por um internauta.







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA