Campanha de vacinação contra a gripe influenza nas Unidades de Saúde de Linhares começa amanhã

A campanha terá início nesta segunda-feira (23) nas Unidades Básicas de Saúde de todo município.

Campanha de vacinação contra a gripe influenza nas Unidades de Saúde de Linhares começa amanhã
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares está com tudo pronto para dar início a mais uma campanha contra a influenza na próxima segunda-feira (23). Na última semana, cerca de 120 técnicos de enfermagem que atuam nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde foram capacitados. Nesta terça-feira (17), demais profissionais participaram de uma Webpalestra, organizada pelo sistema TeleSaúde/ES, que é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde Dóris Schimidt Corona, os treinamentos foram previamente planejados para atender a crescente demanda nas salas de vacinação, neste período de campanha. "Nossos profissionais estão em constante aprimoramento dos conhecimentos e a Vigilância tem o cuidado de planejar esse trabalho de capacitação previamente, já visando as campanhas, que aumentam a demanda de atendimento", explica a superintendente.

A Coordenadora de Imunização do Município Ana Alves de Oliveira, lembra que o cronograma da campanha de vacinação contra influenza é adaptado conforme a produção e entrega do imunobiológico, que é autorizado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, distribuído pelo Ministério da Saúde para os estados e consequentemente aos municípios e a imunização será feita, de acordo com o Governo Federal, ao grupo prioritário:

-Crianças de seis meses a menores de cinco anos sem comorbidades;
-Crianças de seis meses a 8 anos com comorbidades respiratórias;
-Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;
-Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
-Trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros;
-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas;
-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Lembrando que crianças com comorbidades respiratórias e pessoas portadoras de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico com CID da doença para justificar a aplicação da vacina.


Influenza

O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A doença, que é caracterizada por uma gripe, tem os seguintes sintomas: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA