Cacau em amêndoas de Linhares é destaque no mapa de indicações do IBGE

Outros dois produtos fabricados no ES aparecem na lista: as panelas de barro de Goiabeiras e o mármore de Cachoeiro

Cacau em amêndoas de Linhares é destaque no mapa de indicações do IBGE
Três produtos fabricados no Espírito Santo aparecem no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, que aponta a localização de procedência dos produtos que possuem Selo de Indicação Geográfica. Um deles é o cacau em amêndoas de Linhares; além das panelas de bairro de Goiabeiras, em Vitória, e o mármore de Cachoeiro de Itapemirim.

O mapa, lançado na semana passada,  integra as informações cartográficas referentes aos selos de qualidade e às garantias de procedência de produtos nacionais, chamados Selos de Indicação Geográfica, localizando as regiões de origem dos 39 produtos e serviços nacionais certificados.

O Selo remete à localização de origem e às condições especiais da fabricação de produtos, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência.

Ele é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima, entre outros.

O Mapa das Indicações Geográficas do Brasil foi gerado a partir da integração das áreas de Indicação Geográfica, cujos perímetros foram definidos pelos arranjos produtivos locais (associações, sindicatos, cooperativas), e a Base Cartográfica Contínua, ao milionésimo, do mapeamento do IBGE.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA