Brechó Solidário para ajudar maternidade SUS do Rio Doce continua até quarta(6)

O brechó acontece no Rotary Clube de Linhares próximo ao Hospital Rio Doce.

Brechó Solidário para ajudar maternidade SUS do Rio Doce continua até quarta(6)
O Brechó Solidário organizado pelas "Amigas da Maternidade", grupo de voluntárias da maternidade SUS do Hospital Rio Doce, realiza até amanhã, quarta-feira (6) a 3º edição Brechó Solidário em prol da Maternidade. Evento acontece das 07 às 18h, no Rotary Clube de Linhares, próximo ao Hospital Rio Doce. Toda renda será revertida para dar continuidade aos trabalhos de reforma e ampliação da maternidade SUS do hospital, iniciadas em 2016.

A Presidente do grupo, e Coordenadora do setor de Serviço Social do Hospital Rio Doce, Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, fala da destinação dos recursos arrecadados com o brechó. "Desde o início sempre trabalhamos com foco na promoção humana, e a reforma da maternidade e do pré parto nada mais é que a humanização desses espaços da maternidade. Nosso objetivo é preparar esses ambientes para receber a família como um todo, para que quando essas mulheres cheguem aqui sintam-se bem acolhidas em um local especialmente preparado para elas", explica a presidente do Grupo.

Ao todo mais de 2000 peças, entre roupas e sapatos, masculino, feminino e infantil, acessórios, bolsas, roupas de praia, objetos de decoração de natal, e roupas de festas, novos e usados em bom estado, estarão nas araras do 3º Brechó Solidário e serão vendidas a partir de 5 reais. Todos os itens foram arrecadados por meio de doações.

Reforma e ampliação da maternidade já começou

Iniciadas no final de 2016 a obras de reforma e ampliação da maternidade "SUS" do hospital Rio Doce, contempla a construção de enfermaria com cinco leitos para gestantes de alto risco, abertura de mais um leito no pré-parto,  construção de novas salas de repouso para profissionais de saúde que atuam na maternidade, além de pintura em todas as dependências da maternidade e a instalação de divisórias para separar os leitos. 

Vale ressaltar que o trabalho desempenhado pelo grupo de voluntárias contribuiu de maneira significativa para reabertura e ampliação, de 6 para 10 leitos, da UTIN do Hospital Rio Doce. "As Amigas da maternidade” também adquiriram cadeiras do "papai" para todos os leitos de enfermaria e pré-parto, que serão colocadas em uso assim que as obras forem concluídas. 

"Amigas da Maternidade" do Hospital Rio Doce

Com o objetivo de ajudar crianças carentes nascidas no hospital Rio Doce  Dona Joana Belizário, na época membro da Pastoral da Saúde, percebeu a necessidade de muitas mães que chegavam sem roupas para os bebês, reuniu um grupo de senhoras da comunidade e criou o projeto 'Amigas da Maternidade". O grupo que iniciou tímido, com apenas 6 membros, recebeu o apoio da direção do hospital e hoje conta com mais de 70 colaboradoras. O projeto existe há mais de 19 anos. 

Para angariar fundos e manter o projeto social, as "Amigas da Maternidade" realizam algumas atividades, como o Brechó solidário, Chá das Amigas, Feijoada das Amigas e ação entre amigos. Todo dinheiro arrecadado com os eventos é investido em melhorias da maternidade e na compra de tecidos, material de costura e fraldas.   

Em março deste ano o grupo também doou para maternidade equipamento de aquecimento solar para atender 40 dos 75 chuveiros instalados no hospital. A economia gerada gira em torno de 280 kw mês. 

Serviço: 
3º Brechó Solidário 
Data : de 04 a 06 de dezembro 
Horário: 07 às 18h 
Local: no Rotary Clube de Linhares, próximo ao Hospital Rio Doce. 
Mais de 2000 peças novas e usadas a partir de R$ 5,00 reais





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA