Arte&Cultura: estudantes do Cid Adalberto homenageiam Nice Avanza no Dia de Linhares

Eles fizeram releituras de obras clássicas assinados pela artista primitivista linharense

Arte&Cultura: estudantes do Cid Adalberto homenageiam Nice Avanza no Dia de Linhares
Nice Avanza merecia. E os alunos da Escola Cid Adalberto dos Reis, no bairro Conjunto Juparanã, realizaram uma justa homenagem à pintora primitivista linharense nos 214 anos de Linhares. Eles utilizaram obras da artista em releituras fotográficas num trabalho coordenado pela professora Ana Paula de Lima e realizado por alunos dos sextos e oitavos anos.

"Nice contextualizou através de suas obras os acontecimentos históricos e socioculturais daquela época. Elas contam os fatos, da paisagem rural dominada por lavouras de cacau, dos santos e a religião, a fauna e flora local com uma riqueza de detalhes regionais", disse a professora Ana Paula, enfatizando ainda que o trabalho consistiu em remontar, em todos os aspectos: cenário, personagem e contextos, abordados nas três obras escolhidas para a releitura. Os alunos foram os personagens e o resultado? Fantástico. Quase que real.

A professora explica que a releitura é uma técnica utilizada desde a antiguidade e atualmente é um recurso muito utilizado, principalmente em sala de aula. "Ao analisar, interpretar e fazer a releitura de uma obra, que em sua concepção está carregada de significados  históricos, emocionais e estéticos pensados  pelo autor , o aluno passa a vivenciar  o processo de criação. Um exercício  interessante entre a técnica e o olhar artístico, entre a obra original e suas múltiplas possibilidades de ressignificação".

Nice Avanza foi uma pintora primitivista que nasceu em Vitória, mas escolheu ser linharense. Através de sua arte, imortalizou temas que fazem parte do folclore, da economia e da natureza do universo do município. Os alunos utilizaram essa paixão da Nice por Linhares e utilizaram três obras da artista plástica para fazer releituras: Mulher com cesto de cacau (1992) e mais duas obras sem título de 1979 e 1988. As obras estão expostas na escola.







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA