Areia toma conta de ciclovia na BR 101, usuários reclamam e Prefeitura não diz o que vai fazer

Por meio de Nota, a Eco 101 disse que o contrato de concessão não prevê implantação e manutenção de ciclovia.

Areia toma conta de ciclovia na BR 101, usuários reclamam e Prefeitura não diz o que vai fazer
Areia, muita areia. Ela toma conta de boa parte da ciclovia implantada na BR 101, nas proximidades do trevo do bairro Linhares V. Aquele é um dos trechos mais utilizados pelos trabalhadores que dependem da faixa exclusiva para chegar ao trabalho. São funcionários das indústrias moveleira e de confecções, e do comércio em geral. Ali, com tanta areia, não tem jeito: o risco de quedas é grande. Derrapar com a bicicleta é quase que manobra certa.

E quem tem propriedade para falar sobre o assunto é o tosador Geovan Souza Rosa, de 20 anos, que mora no bairro Movelar e que utiliza a ciclovia todos os dias. E ele garante: há mais de quatro meses a situação é a mesma. O acúmulo de areia parece incomodar apenas os trabalhadores que tem na bicicleta o principal meio de locomoção para garantir o salário no fim do mês. "Está muito perigoso passar por aqui; derrapa muito. Pedimos aos responsáveis para retirar a areia até que o pior não aconteça, uma tragédia”, pede Geovan.

Quem concorda com tudo o que o tosador disse acima é o pedreiro Arnaldo Santos Oliveira, de 56 anos. Ele mora no bairro Novo Horizonte e tem experiência na bicicleta. Há anos ela é o veículo que o faz ir e voltar do trabalho. Nestes meses, Arnaldo trabalha numa construção no bairro Planalto. E em todos os dias ele precisa se encontrar com o acúmulo de areia na ciclovia. E ele não teve uma experiência muito boa não. Dia desses, por sorte não escapou de uma tragédia.

Ele mesmo conta: "fui desviar de um outro ciclista e nesta manobra derrapei e por pouco não parei debaixo de um carro que trafegava pela rodovia. Precisamos que esta areia seja retirada o mais rápido possível”, pediu o pedreiro.

O outro lado

O Site de Linhares procurou a Eco 101 para saber se a responsabilidade de tirar a areia é da concessionária que administra a rodovia. A resposta veio. E a Eco garante que esta é uma responsabilidade que não está prevista no contrato de concessão. A Nota enviada a nossa reportagem diz o seguinte: "o contrato de concessão não prevê implantação e manutenção de ciclovia”.

Então fomos procurar a Prefeitura de Linhares para saber quais providências poderiam ser tomadas para resolver o problema dos trabalhadores que utilizam a ciclovia. Mas, até o fechamento desta matéria não tivemos retorno nem da secretaria de Obras e nem da Secretaria de Serviços Urbanos. 
 
As fotos são do Site de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA