Após quatro anos, Prefeitura reativa programa municipal de Saúde do Homem

Os atendimentos serão realizados por um médico urologista, duas vezes por semana, na Unidade de Saúde do bairro Araçá.

Após quatro anos, Prefeitura reativa programa municipal de Saúde do Homem
Para facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) vinculado a secretaria municipal de Saúde reativou, após quatro anos desativado, o Programa de Saúde do Homem que vai funcionar na Unidade de Saúde ‘Êxodo Félix’, no bairro Araçá. Os atendimentos com o médico urologista acontecem através de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (USBs), duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, sempre no período da tarde. O objetivo do programa é desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), fortalecendo a prevenção de doenças e agravos, além da promoção da saúde masculina.

De acordo com o coordenador do programa e do Naps, Itamar Teixeira, Linhares realiza uma busca ativa deste público com o intuito de promover a prevenção e a detecção precode de doenças. "O programa vai nos ajudar a sensibilizar a população masculina do município além de conscientizá-los sobre a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção as doenças que acometem essa parcela da população”, destacou. A reativação do programa também acontece devido a baixa frequência do público masculino aos serviços públicos de saúde.

A reativação do programa foi uma prioridade do prefeito Guerino Zanon desde o início da gestão. "Precisamos incentivar os homens a procurarem os serviços de saúde, pois com o diagnóstico precoce é mais fácil tratar e evitar o agravo da doença além de promovermos a qualidade de vida deste público em específico como já fazemos com as mulheres por meio da Casa Rosa. Só assim podemos contribuir com a diminuição dos índices de morbimortalidade masculina no Município”, pontuou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, a reativação do programa visa promover a melhoria das condições de saúde dessa população, contribuindo, de modo efetivo, para o aumento da procura por parte dos homens aos serviços de saúde. "Vamos facilitar o acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde masculina além proporcionar uma abordagem adequada à saúde dessa população, contribuindo para o desenvolvimento de ações educativas, estratégias de prevenção e controle dos principais agravos que acometem o homem”, explicou o secretário.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA