Andada do Caranguejo: Prefeitura vai fiscalizar bares, restaurantes e pontos de venda do crustáceo

A população pode contribuir com a ação da equipe de fiscalização denunciando os casos de venda irregular pelo telefone 3372 2067

Andada do Caranguejo: Prefeitura vai fiscalizar bares, restaurantes e pontos de venda do crustáceo
O primeiro período de defeso para a andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) começa nesta quinta-feira (18) e segue até o próximo dia 25. Serão três períodos, o último deles no mês de março, durante os quais estarão proibidos a cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do crustáceo no Espírito Santo, inclusive proveniente de outros estados. Para sensibilizar a população e contribuir com a preservação e a reprodução da espécie, a equipe de fiscalização da secretaria municipal de Meio Ambiente vai realizar abordagens ações em estabelecimentos comerciais e pontos de venda do crustáceo em Linhares.

A população pode contribuir com a ação da equipe de fiscalização denunciando os casos de venda irregular pelos canais oficiais de comunicação da secretaria de Meio Ambiente que são o telefone 3372 2067 e o site oficial do Município: http://www.linhares.es.gov.br. "A proibição visa à preservação e à reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema. Além disso, a medida visa garantir que o número de indivíduos da espécie seja suficiente para a continuidade da atividade exercida pelas comunidades tradicionais que sobrevivem da cata e comercialização do crustáceo", destaca a Diretora de Fiscalização Ambiental da Prefeitura, Jamara Silva. 

Os casos de flagrante de comercialização  do animal serão comunicados à Polícia Ambiental e o autor sofrerá as penalidades previstas na legislação. Segundo Jamara é importante que a população se sensibilize e não consuma o produto durante o período como forma de preservar a espécie e o ecossistema manguezal.  "Durante as atividades estaremos informando a importância de não se consumir caranguejo nos períodos da andada e ao mesmo tempo conscientizar os comerciantes e consumidores da necessidade de sua utilização racional para garantir a continuidade da espécie", disse.

Os períodos coincidem com as fases de lua cheia e lua nova, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura. A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos desde a próxima quinta-feira (18) até o dia 25 de janeiro. Os outros períodos são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março, em todo o Espírito Santo.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA