Amigos criam campanha para ajudar Idegmar Segrini Bolsoni a encontrar um doador de medula compatível

Depois de passar por todo tratamento, a doença voltou e Idegmar precisa de um doador de medula compatível

Amigos criam campanha para ajudar Idegmar Segrini Bolsoni a encontrar um doador de medula compatível
Há mais ou menos 20 dias o funcionário da rede de farmácias Girassol, Idegmar Segrini Bolsoni, de 43 anos, morador do Conjunto Juparanã, recebeu uma notícia que o fez ter mais força e fé: o tratamento de leucemia que ele havia realizado não teve os resultados esperados pelos médicos. A doença retornou e agora ele precisa encontrar um doador de medual compatível para que possa novamente se submeter ao tratamento. Idegmar havia sido transplantado do material colhido dele mesmo. Apesar da notícia, ele retornou ao trabalho e continuou firme e forte nas suas funções, mas, precisou se afastar para cuidar da saúde. Ele é casado e tem uma filhinha de 3 anos.

O exemplo de vida que ele conduz com muita determinação levaram os amigos a lançar uma campanha nas redes sociais para que Idegmar possa encontrar um doador compatível. As chances de encontrar uma medula óssea compatível para um paciente são raras, podem chegar a uma em cem mil. Por isso, ao se tornar um doador, quem ajudar vai contribuir a diminuir essa distância. E os doadores podem ajudar o Idegmar e outros pacientes que sofrem da mesma doença. Ao receber o transplante de medula óssea, a pessoa receptora tem 40 a 60% a mais de possibilidade de sobreviver.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e boa saúde pode ser um doador de medula óssea. Todos os dados são organizados nos Registros de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. O processo de doação é muito simples. Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10 ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. 

Dentro da família, há 30% de possibilidade das pessoas terem sangue compatível. Mas, entre desconhecidos, a possibilidade é de apenas uma em cada 100 mil, no Brasil. Entre indivíduos de países diferentes, a probabilidade aumenta para um em um milhão. No Redome, há quase dois milhões de cadastrados, no Brasil. Entre os habitantes de Linhares e cidades vizinhas, como Rio Bananal, Sooretama e Aracruz, há nove mil cadastros.
 
Hemonúcleo de Linhares
Os interessados em ajudar o Idegmar a encontrar um doador compatível podem se dirigir a sede do Hemonúcleo de Linhares que fica localizado na Avenida João Felipe Calmon, 1305, próximo ao Hospital Rio Doce. Os telefones de lá são: 3171 4361 ou 3171 4362.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA