Alunos transformam latas de tinta em lixeiras recicladas em escola do bairro Aviso

O projeto "Espaço Escolar Sustentável” uniu os pais de alunos e corpo docente da escola na confecção das lixeiras.

Alunos transformam latas de tinta em lixeiras recicladas em escola do bairro Aviso
Ao iniciar o ano letivo de 2017, a professora Erika Duarte Baioco percebeu que a realidade de destruição em que se encontravam as lixeiras da Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF "Prefeito Roberto Calmon", no bairro Aviso, era um motivo para o desenvolvimento de práticas que resgatassem o sentimento de pertencimento do aluno com a escola e também o exercício sustentável dos conhecimentos educativos. 
A ideia transformou-se então, no projeto "Espaço Escolar Sustentável", que uniu toda a comunidade escolar, reaproveitando latas de tinta para a confecção de lixeiras para a unidade de ensino. A iniciativa além do corpo docente e alunos, contou com a colaboração também, dos moradores da comunidade que abraçaram o projeto.

"Os alunos se mobilizaram e realizaram uma campanha na comunidade do bairro para arrecadar um total de 30 latas e assim atender todos os espaços da escola. Um grupo de alunos das turmas do 7º ano se responsabilizou em lavar, limpar e dar ponto de pintura nas latas", explicou Érika que ministra a disciplina de Geografia. Segundo a professora, todo processo de elaboração das lixeiras foi acompanhado por todos os professores da escola. E já na reta final, o apoio de uma empresa de impressão gráfica da cidade deu o toque que faltava, na confecção dos adesivos utilizados nas lixeiras já prontas.

O "Espaço Escolar Sustentável", além de alcançar os objetivos propostos deixou marcado também, nos membros da escola, o compromisso de responsabilidade e cuidado com o ambiente escolar. A partir de agora, os alunos passam por um processo avaliativo de comprometimento a cada quatro meses, recebendo premiações de incentivo às atitudes de cidadania e respeito ao bem comum.

"Com o empenho de todos e ainda agregando o apoio de toda comunidade nós conseguimos alcançar o objetivo do projeto que era de transformar o ambiente escolar com sustentabilidade, resgatando o sentimento de pertencimento dos alunos e colaboradores da escola na preservação do nosso patrimônio. Eu pretendo em parceria com meus colegas professores, transformar o projeto "Espaço Escolar Sustentável", num projeto institucional com várias etapas até atingir o sucesso total além de envolver a família e a comunidade", concluiu a professora Érika.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA