Alunos estrangeiros de Mestrado da Ufes visitam lagoas de Linhares

Os nove alunos vieram da Alemanha, dos Estados Unidos, das Filipinas, da Guatemala, da Holanda, do México e do Paquistão.

Alunos estrangeiros de Mestrado da Ufes visitam lagoas de Linhares
Linhares recebeu a visita dos novos participantes do módulo brasileiro do Mestrado Erasmus Mundus de Ecohidrologia (EMMEC) que é ministrado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde o início de junho. Eles passaram o dia na cidade para conhecer as lagoas do município.  "A ideia é conhecer diferentes ecossistemas daqui do estado. Não poderia deixar de trazê-los aqui a Linhares, onde fica o principal parque lacustre do Espírito Santo", explicou o professor Gilberto Fonseca Barroso, que coordena o curso no Brasil. 

Os nove alunos do módulo vieram da Alemanha, dos Estados Unidos, das Filipinas, da Guatemala, da Holanda, do México e do Paquistão. Eles visitaram a Lagoa Terra Alta, na zona rural do município, lagos urbanos como a Lagoa do Meio e a Lagoa Juparanã. 
 
De acordo com o professor Gilberto, a região tem um ambiente totalmente novo para a maioria dos alunos. "São pessoas de diferentes países com diferentes formações, alunos da biologia, geografia, engenharia, agronomia, e de culturas diferentes. Estão vivendo outras experiências, positivas e negativas. Isso faz parte do ganho de conhecimento deles, para que voltem aos seus países e consigam aplicar os pontos positivos e reconhecer os aspectos negativos da gestão de águas", pontuou. 

A estudante americana Lauren Zielinski, de 25 anos, concorda com Gilberto. "Estar aqui adiciona ótimos complementos ao que estudamos na Europa, porque podemos ver a realidade de um país tropical, que lida com problemas diferentes dos nossos", afirmou. "Como ambientalista, vejo os problemas hídricos daqui, mas acho que ainda há grande potencial nesses lugares", concluiu. 

Neil De Jong, 22 anos, da Holanda, ficou impressionado com a diversidade natural da região. "Há muita natureza que nunca tinha visto antes, como beija-flores e diferentes tipos de árvores. Estivemos em uma fazenda de peixes aqui em Linhares. Lá eu aprendi mais sobre as várias espécies que vocês criam e consomem aqui. Elas são originárias de várias partes do Brasil. A maior fazenda de peixes do Espírito Santo está aqui em Linhares", contou. 

O estudante que mais se identificou com o ambiente linharense foi Arnoldo Font, 29 anos, da Guatemala. "Estamos conhecendo os problemas ambientais do Brasil, como eles são tratados aqui e como podemos aplicar essas soluções nos nossos países, como práticas de manejo sustentável de bacias hidrográficas. No meu país, temos muitos problemas em comum com o Brasil", explicou. 

No ano passado, os 15 alunos de 12 nacionalidades da turma 2014 do Programa de Mestrado Erasmus Mundus de Ecohidrologia também visitaram Linhares. O período do módulo brasileiro do mestrado termina sempre no fim de agosto. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA